Mulheres que pertencem ao grupo de risco no desenvolvimento do câncer de mama, a partir dos 35 anos, podem realizar o exame preventivo de mamografia, em Maringá, de forma gratuita. Os atendimentos vão acontecer até quinta-feira nos períodos da tarde, das 13 às 17 horas, e a noite, das 18 às 22 horas, na carreta do programa ‘Cuide-se +’ que está estacionada na travessa Guilherme de Almeida, entre a praça Rocha Pombo e o Terminal Intermodal. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher) e Secretaria Municipal de Saúde.
Também serão atendidas mulheres a partir dos 50 anos. O atendimento é feito por ondem de chegada e serão 25 vagas diárias, totalizando 75 exames nos três dias. A orientação é para que todas levem um documento com foto para a realização do exame. Objetivo é promover a saúde da mulher de forma rápida e gratuita a toda população feminina.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo inteiro e o mais comum entre as mulheres. A mamografia, na prevenção do câncer de mama, tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento. Dessa forma, as chances de cura aumentam e os impactos da doença são minimizados.
Esse exame é complementar e não deve ser substituído pelo ultrassom ou pelo autoexame. Esses outros dois também são fundamentais para a prevenção da doença.
PROGRAMA
O Sesi no Paraná criou o programa ‘Cuide-se +’ buscando melhorar a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e da educação. O programa fornece elementos para que o trabalhador reflita sobre situações de risco para a sua saúde em relação ao uso e abuso de drogas, dentro e fora do ambiente de trabalho, permitindo a adoção de novos comportamentos e atitudes diante deste risco, promovendo ações educativas com foco na aquisição de hábitos de vida saudável.
Em outras oportunidades são realizados exames de prevenção como o papanicolau, mamografia e análise de manchas na pele, além de instruções de prevenção contra doenças como câncer de mama e colo de útero.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução