As obras dos viadutos do Contorno Norte estão na fase de execução das fundações e produção dos pré- moldados. O serviço é concentrado, no momento, entre as avenidas Franklin Delano Roosevelt e a Guaiapó. No local foram feitas oito estacas de um lado do viaduto e o mesmo será realizado do outro lado ainda essa semana. De acordo com a Secretaria de Obras de Maringá o trabalho segue o cronograma, sem atrasos.
No processo das fundações há a perfuração do solo até atingir a camada de rocha. Depois disso a estaca é inserida na ferragem armada com aplicação da argamassa para dar sustentabilidade ao viaduto. Serão sempre 16 estacas no total em cada estrutura. As estacas do Contorno Norte têm 40 centímetros de diâmetro e até 25 metros de comprimento.
Já a parte da produção dos pré-moldados, a segunda fase do serviço, está sendo realizada no pátio da Contersolo, empresa que ganhou a licitação da obra. Das 48 vigas que serão usadas nos viadutos, seis já foram fabricadas com 40 metros de extensão e pesando 70 toneladas; todas feitas de concreto e ferro. Entre produção dos pré-moldados e realização da fundação o tempo de processo dura, aproximadamente, seis meses.
De acordo com o cronograma, a montagem dos viadutos deve começar até dezembro deste ano. Serão contempladas as seguintes avenidas: Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, Tuiuti, Guaiapó, Franklin Delano Roosevelt e na Américo Belay com dois viadutos. O investimento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) será de R$ 16,9 milhões. Entrega da obra tem previsão para o segundo semestre de 2022.
Victor Cardoso
Foto – PMM