Ontem, 24 de maio, foi o Dia Nacional do Café, data que homenageia uma das bebidas mais consumidas no mundo e que tem o Brasil como maior produtor e exportador, seguido de Vietnã e Colômbia. Em Maringá, a comemoração será durante toda essa semana em 11 cafeterias do município, é o Maringá Coffee Week. Festival com o objetivo de difundir a cultura do café e democratizar o café especial.
Até o dia 31, as cafeterias vão oferecer um menu especial, composto por uma bebida a base de café e uma comida; o combo vai ter o preço fixo de R$ 12.
“Queremos expandir essa cultura e tornar ainda mais acessível. O café vai muito além de uma simples bebida, é uma relação entre pessoas. Desde o produtor, até o torrador, o barista e o consumidor. Está na cultura do brasileiro como um ritual de unir pessoas nas casas, nas reuniões, eventos e nas cafeterias. A intenção é que os amantes fiquem ainda mais apaixonados e os que não conhecem se aventurem no sabor. O festival é para baixar o preço durante uma semana e mais pessoas experimentem o café especial”, explicou o jornalista e organizador do evento, Diego Drush.
Segundo ele, tradicionalmente as pessoas adoçam o café e o café especial tem grãos selecionados e os diversos processos de extração tornam a bebida apreciável da maneira que sai das mãos do barista. No festival haverá desde os clássicos expresso e cappuccino, passando pelo nosso café puro coado, até receitas geladas e alcóolicas, a regra é ter o café presente.
“O Brasil é o maior produtor de café do mundo; e disputa com os Estados Unidos o título de maior consumidor do globo. O Norte do Paraná também já foi o maior produtor no passado, tendo Londrina como a capital mundial do café. Mas, com a geada de 1975, a produção se dizimou e perdeu força. No entanto, o Norte Pioneiro é quem representa e segue em constante desenvolvimento do café especial no Paraná. Desse modo, o Maringá Coffee Week surge para colocar Maringá no mapa crescente consumo e estudos de café de qualidade no País”, disse Drush.
Especialistas garantem que o café traz inúmeros benefícios. Quando consumido até quatro vezes ao dia aumenta a capacidade de concentração, a cafeína tem princípio ativo que evita a depressão e o mau humor; beber pelo menos duas xícaras de café por dia aumenta a expectativa de vida dos consumidores em até dois anos; e, por fim, a borra do café ainda traz benefícios para o meio ambiente, sendo um ótimo adubo.
SERVIÇO
As cafeterias participantes são: Key West Coffee, Pluslife Café, Kings Café & Bar, The Kingdom, Sésamo Café, Mais1 Café, Scada Café, Go Coffee, Ciclo Mania Bikes & Coffee, Café Memo e Energy Coffee. O evento é uma realização do Manifesto Café e para informações dos menus servidos basta acessar o site maringacoffeeweek.com.br ou o instagram @manifestocafe.
Victor Cardoso
Foto – DIV
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.