Início Destaques do Dia Novo decreto fecha comércio aos sábados e domingos em Maringá

Novo decreto fecha comércio aos sábados e domingos em Maringá

Medidas de isolamento valem até dia 14 de março

A manhã de ontem foi marcada por reuniões na Prefeitura de Maringá, uma delas foi com prefeitos de Iguaraçu, Mandaguaçu e Sarandi; encontro foi online. Ficou concluído que é preciso tomar medidas mais rígidas para conter a disseminação do novo coronavírus. Dessa forma, a partir de amanhã, dia 28, o toque de recolher em Maringá será das 20 horas até às cinco horas. Aos sábados haverá funcionamento somente de supermercados, padarias, açougues, postos de combustíveis e farmácias; no domingo haverá apenas delivery de alimentos, postos de combustíveis e farmácias funcionando.

O prefeito de Maringá Ulisses Maia disse que o objetivo da reunião foi adequar os decretos municipais ao decreto estadual, por isso as novas medidas. Segundo ele, distanciamento social é fundamental, sendo assim os espaços públicos voltarão a ficar fechados durante os finais de semana. Maia implorou a colaboração das demais cidades da região e também que a população se empenhe e respeite o decreto.

O secretário de Comunicação, Marcos Cordiolli, informou que a Procuradoria Geral está trabalhando nos detalhes jurídicos do novo decreto para não esbarrar em decisões judiciais. Adiantou apenas que o novo decreto não será tão restritivo quanto o que passou a valer em Campo Mourão.

“Estamos vendo festas clandestinas sendo programadas, pessoas circulando sem máscara, gente que se comporta como se não houvesse pandemia. Enquanto isso temos hospitais lotados. Precisamos conter o avanço da doença. O decreto vai valer até dia 11 de junho. Importante reforçar que o comércio de rua, shoppings e galerias funcionam normalmente durante a semana, sendo proibidos de funcionarem sábados e domingos”, explicou o Prefeito.

As academias de ginástica para práticas esportivas individuais ou coletivas poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das seis às 20 horas, com limitação de 30% da capacidade. Permanecem suspensos os eventos de quaisquer natureza, inclusive churrascos, festas, confraternizações, reuniões. Casamentos autorizados pela Secretaria de Inovação poderão ser realizados respeitando regras como toque de recolher e proibição de consumo de bebidas entre 20 e cinco horas, distanciamento social, entre outras. As igrejas poderão funcionar todos os dias, seguindo o Toque de Recolher, com até 30% da capacidade.

Aos domingos e feriado fica autorizada a abertura e funcionamento somente dos seguintes estabelecimentos e atividades: postos de combustíveis, com exceção das lojas de conveniência; farmácias; clínicas médicas e veterinárias somente para atendimento de urgência e emergência; segurança privada; prestação de serviço de natureza emergencial.

DESABAFO
Nas redes sociais, Ulisses Maia, escreveu que “O atual cenário de pandemia nos coloca em alerta. Precisamos cuidar ainda mais. Maringá seguirá o decreto do Estado, com alterações aos finais de semana de acordo com a realidade da Cidade. Sabemos que, com temperaturas mais baixas, os riscos de contaminação da covid-19 são maiores. Por isso, os cuidados precisam ser intensificados, entre eles, manter o distanciamento, higienização das mãos e o uso da máscara.”
Publicou ainda que os dados da equipe da Saúde indicam que a incidência de contaminação média está em 328,25 por 100 mil/habitantes em Maringá. No início de março chegou a 445 e, por conta de decretos preventivos, reduziu para 157 contaminados por 100 mil/habitantes no mês de abril.

“Esses e outros índices estão voltando a aumentar. Não podemos deixar que vidas corram risco. Precisamos seguir priorizando a vida. Com a colaboração de todos e o avanço na vacinação, será possível manter os números baixos e vencer essa batalha! Conto com vocês e peço: pensem no coletivo!”, concluiu o Prefeito.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: