Começou a valer ontem o novo decreto publicado pela Prefeitura de Maringá. Dentre as medidas, que valem até 11de junho, estão o toque de recolher a partir das 20 horas e o fechamento de todos os serviços não essenciais durante os finais de semana e feriado. Porém, a Prefeitura fez atualizações do documento e houve mudanças relacionadas ao funcionamento de bares e restaurantes durante a semana, além da realização de eventos e atendimento em lotéricas.
A resolução esclarece que “em concordância com o decreto nº 7.737/2021 do Governo do Estado do Paraná, fica autorizado, de segunda a sexta-feira, o funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes, food trucks, sorveterias, pizzarias, carrinhos de lanches e similares até às 21 horas.” Dessa forma, é uma exceção à regra de circulação de pessoas após às 20 horas. Porém, não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas com o início do toque de recolher.
Os eventos autorizados até dia 19 de maio poderão acontecer, de acordo com a Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação (Siacom). Antes o decreto suspendia qualquer evento, inclusive churrascos, festas, confraternizações e reuniões. Somente casamentos, agendados anteriormente, estavam autorizados. Quanto as lotéricas, poderão funcionar aos sábados, das oito às 12 horas; esse atendimento presencial havia sido proibido anteriormente.
ESCOLAS
A Prefeitura informou que as instituições de ensino que funcionam amparadas por liminar estão dispensadas do toque de recolher. Sendo assim, as escolas e universidades, com autorização, poderão ter aulas normalmente no período noturno. A UniCesumar, por exemplo, informou que houve preocupação por parte de professores e alunos em estarem descumprindo o novo decreto. Todavia a instituição comunicou que não irá alterar o horário das aulas noturnas, segue até às 21h40.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução