Mais do que um projeto inovador, uma vitrine virtual colaborativa que vai ampliar a exposição de artigos paranaenses na internet e transformar a experiência de vendas entre indústrias e consumidores. Essa é a expectativa de empresários do setor de confecções e artigos do vestuário do estado com o lançamento que a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realiza no próximo dia 31 de maio. Batizado de LookModa, o portal exclusivo funcionará como uma plataforma de marketplace (shopping virtual) que pretende dinamizar as vendas online tanto no atacado quanto no varejo.
Mais do que um projeto inovador, uma vitrine virtual colaborativa que vai ampliar a exposição de artigos paranaenses na internet e transformar a experiência de vendas entre indústrias e consumidores. Essa é a expectativa de empresários do setor de confecções e artigos do vestuário do estado com o lançamento que a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realiza no próximo dia 31 de maio. Batizado de LookModa, o portal exclusivo funcionará como uma plataforma de marketplace (shopping virtual) que pretende dinamizar as vendas online tanto no atacado quanto no varejo.
A novidade chega num momento desafiador para a indústria do segmento, que desde o ano passado tem se reinventado para atender às mudanças de comportamento dos consumidores. “Com as vendas cada vez mais voltadas aos meios virtuais, as indústrias também precisam se adaptar e o LookModa vai ser um diferencial importante”, avalia o coordenador do Conselho Setorial da Fiep, Valdir Antonio Scalon.
Scalon acredita que o LookModa vai estreitar o relacionamento das marcas com os consumidores. “Esse canal de vendas agiliza etapas porque favorece a visibilidade dos produtos no detalhe, possibilita comparar preços e condições de compra em alguns cliques e reduz gastos com deslocamento”, explica. “Essa versatilidade do marketplace dinamiza os negócios e também aumenta significativamente a lucratividade, o que é fundamental neste momento de retomada para mantermos os empregos e crescermos cada vez mais”, completa.
As indústrias interessadas em fazer parte do LookModa podem procurar o representante de seu sindicato ou acessar, somente a partir da próxima segunda-feira, dia 31 de maio, o site www.lookmoda.com.br, onde encontrarão todas as informações para aderirem ao projeto. Pelo portal, as associadas podem vender diretamente ao consumidor final ou manter as vendas no atacado.
Um novo leque de oportunidades
Entre as vantagens deste modelo de e-commerce colaborativo está a de reunir diversos produtos num único ambiente. Além disso, toda a gestão da plataforma – administrativa, financeira (meios de pagamento), logística e tecnológica – é contrapartida do produto, o associado não precisa se preocupar. A ampla divulgação é outro atrativo porque ajuda muito a ampliar a visibilidade dos produtos.
A proposta personalizada com base no perfil das empresas paranaenses foi resultado da consultoria do especialista em gestão de produtos e construção de marketplace, Sacha Juanuk, que destaca os diferenciais competitivos que a indústria do vestuário do Paraná terá a partir de agora. “A parte tangível do negócio é a plataforma integrada, com mídia tracionando tráfego para o site e facilitando a comercialização dos produtos dos parceiros”, conta.
Já a intangível, segundo ele, é o fato do setor adotar um novo conceito de digitalização e automação das vendas e adaptar-se ao novo padrão de consumo do brasileiro, cada vez mais conectado, que não distingue o varejo online do físico. “O LookModa deve gerar um bom incremento no faturamento das indústrias com as vendas virtuais porque os produtos serão comercializados com preços mais atrativos ao consumidor final, aumentando consideravelmente a rentabilidade”, completa.
Perfil, ampliação e expectativas
O setor de confecções, vestuário e acessórios foi contemplado para esta primeira experiência pela representatividade. É o segundo maior empregador de mão de obra na indústria de transformação paranaense, com mais de 50 mil contratados, atrás apenas do setor alimentício (198 mil), respondendo por 7,7% da força de trabalho, conforme informações do Novo Caged, de março deste ano. De acordo com dados do Ministério da Economia (RAIS 2019), dos 3.748 estabelecimentos do gênero no estado, 3.680, ou 98%, são empresas de pequeno porte.
Montar uma estrutura de e-commerce demanda investimentos, além de conhecimento em tecnologia, o que nem sempre está ao alcance das empresas, especialmente das micro e pequenas. “A Fiep, como indutora de novos negócios para a indústria, está investindo neste grande projeto, que mais tarde poderá ser adaptado e ampliado para outros setores”, reforça o presidente da Fiep. Ele ressalta, ainda, que a iniciativa fortalece também os sindicatos empresariais, já que eles serão os interlocutores do projeto junto a seus associados.
Um dos sindicatos que já garantiu a adesão ao projeto do LookModa é o Sindiwest, Sindicato da Indústria do Vestuário do Oeste do Paraná. O vice-presidente Edvaldo Geraldo lembra que o tema foi debatido há quase dois anos, durante uma reunião sobre o cenário do setor para os próximos 20 anos. “De lá para cá, a Fiep abraçou a ideia, a proposta se materializou nesse conceito em vendas. Por isso até algumas indústrias já se associaram ao nosso sindicato e outras estão interessadas nesse novo projeto”, comemora.
O lançamento oficial do projeto LookModa será transmitido numa live na próxima segunda-feira (31/5), às 9 horas, pelo Canal da Indústria, no Youtube. As indústrias interessadas em serem parceiras do projeto também podem acessar, antecipadamente, este site, para conferir todos os detalhes.
Serviço:
Live de lançamento LookModa
Data: 31 de maio de 2021
Hora: 9 horas
Assessoria FIEP
Foto – FIEP