Um grupo formado por artistas da área do teatro, artes plásticas, cinema, literatura, dramaturgia, criou um projeto: “Maringá Arte e Cultura pra Todos”.
Tendo em vista que a atual política cultural só se baseia, numa política de “editais”, que se o empreendedor artístico cultural não aprovar seu projeto, fica alijado do contexto cultural, esse grupo pretende em parceria com a sociedade civil, empresários e simpatizantes pela arte e a cultura, gerarem projetos alternativos, que sejam uma opção de realização artística cultural, sem a tutela do Poder Público, pois eles entendem que essa política cultural que perdura há quase cinco anos é excludente e não inclusiva.
PRIMEIRO PROJETO
O primeiro projeto que será realizado a partir de 15 junho, intitula-se “Cinema de Papel” que se destina à uma série de intervenções culturais nas praças de Maringá, onde será montada uma exposição de grafismo sobre a história do cinema, nacional e mundial.
Esses grafismos são pesquisas realizadas por Morimassa Miyazato More, que ao longo de muitas décadas reuniu um amplo material que aborda, a sinopse, fotos, elenco e histórias de filmes inesquecíveis da memória da sétima arte.
Em cada exposição, que será realizada, um nome importante da história de Maringá será homenageado. Os cinco primeiros homenageados, escolhido criteriosamente por “More”, são: Frank Vieira Silva, Paulo Mantovani, Silvio Barros (pai), Verdelirio Barbosa e Jorge Fregadoli.
O projeto prevê ainda um curso (on line e presencial -se possível for-, seguindo rigorosamente os protocolos de saúde).
Interessados em se somar no projeto, ou em participar do curso, podem obter melhores informações pelo telefone: (44), 99756-6674 – falar com More.
O projeto contará ainda com a participação do diretor teatral e cinematográfico, Newdemar de Souza, com as atrizes a Fernanda Maciel e Tereza de Lima; bem como do ator Weligntom Wagner Romano.
Participem e apoiem à arte e à cultura de nossa cidade.
Foto – Reprodução