O piloto luso-suíço Jason Dupasquier, envolvido em um grande acidente no último sábado no final da classificação para o GP da Itália de Moto3, acabou tendo sua morte confirmada neste domingo. O piloto caiu na curva Arrabbiata 2, no circuito de Mugello, logo à frente do japonês Ayumu Sasaki e foi acertado pelo piloto da Tech3 KTM.
Dupasquier foi atendido na pista por cerca de 40 minutos antes de ser transferido de helicóptero para um hospital em Florença. Ele tinha 19 anos de idade.
A causa da morte exata não foi revelada pela MotoGP, que apenas divulgou um curto comunicado informando o falecimento do piloto da equipe CarXpert Prüstel GP.
“Após um grave incidente na sessão de classificação 2 da Moto3 para o GP de Itália, relatamos com grande tristeza o falecimento do piloto Jason Dupasquier”, inicia o comunicado da MotoGP.
“Dupasquier se envolveu em um incidente com vários pilotos entre as curvas 9 e 10, e a sessão recebeu bandeira vermelha depois disso. Os veículos de intervenção médica da FIM chegaram ao local imediatamente, e o piloto suíço foi tratado na pista antes de ser transferido por um helicóptero médico, em estado estável, para o Hospital Careggi de Florença.”
“Apesar dos melhores esforços da equipe médica do circuito e de todos aqueles que posteriormente trataram do piloto suíço, o hospital anunciou que Dupasquier infelizmente sucumbiu aos ferimentos.”
De acordo com a MotoGP, a equipe médica do hospital interveio esta manhã no piloto com uma cirurgia torácica, porém as lesões cranioencefálicas eram muito graves.
Dupasquier venceu campeonatos suíços de Supermoto antes de iniciar na motovelocidade, em 2016. Depois de vencer o campeonato ADAC Moto3 naquele ano, Dupasquier se mudou para o campeonato europeu de Moto3 em 2017 e correria no Red Bull Rookies Cup naquela temporada. Porém, ele foi forçado a ficar de fora por quebrar o fêmur em um acidente no campeonato europeu.
Ele correu no Red Bull Rookies Cup em 2019 e foi oitavo no campeonato, ganhando uma corrida.