Início Destaques do Dia Pesquisa mostra que 40% dos negócios de Maringá são MEIs

Pesquisa mostra que 40% dos negócios de Maringá são MEIs

A Siga Geomarketing, empresa de Inteligência Geográfica, publicou uma pesquisa sobre o aumento no número de micro-empreendedores individuais (MEIs) em Maringá. O levantamento mostrou que 40% dos negócios no município são desta natureza, ou seja, dos mais de 70 mil CNPJs ativos na Cidade, 28 mil são MEIs. Esse número é menor que a taxa estadual, em torno de 47%. Porém, representa uma grande parcela dos cadastros.

O estudo fez uma lista das possíveis causas do aumento desses profissionais. Dentre elas: o aumento do desemprego durante a pandemia, fazendo com que muitos maringaenses que perderam seu emprego tenham encontrado na abertura de um negócio individual uma alternativa para geração de renda; aumento dos serviços terceirizados; a facilidade de abertura desta modalidade de negócio, que possui taxas de tributação menores; e expansão digital que facilita o acesso.

“Comparamos com o número de cadastros de 2019, antes da pandemia, e notamos que houve um aumento de 3% na proporção de CNPJs que são MEIs, já que nesse ano dos 64 mil CNPJs ativos, 37% estavam nessa categoria. Este aumento representa cerca de 4 mil novos microempreendedores individuais ativos”, concluiu Mateus Felini, CEO da empresa responsável pelo levantamento.

SERVIÇO

O Espaço do Empreendedor, da Prefeitura, tem o Programa de Aceleração do Microempreendedor Individual de Maringá. A iniciativa é composta por fases, sendo inicialmente a publicação do Edital com o link de inscrição, seleção das fichas e Banca Avaliadora. Os empresários que estiverem aptos, participam durate cinco meses por capacitações e mentorias, rodadas de negócios e serão acompanhados pelos consultores do Sebrae.

O objetivo é apresentar aos empreendedores ferramentas de gestão, para que com as melhorias nos processos da empresa possa se desenvolver e crescer. O programa conta com capacitações em finanças, marketing, planejamento, liderança, vendas, entre outras áreas. Podem se inscrever, empreendedores maiores de idade, com CNPJ e alvará em vigor de Maringá, ter faturamento de até 81 mil, estar em dia com as obrigações jurídicas, isto é, pagamento mensal da Documento de Arrecadação do Simples (DAS) e Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).

O Espaço do Empreendedor fica na Rua Arthur Thomas, nº 792, centro de Maringá.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: