O secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, informou que a vacinação contra a Covid-19 da população em geral, sem comorbidades, deve começar na próxima semana. O objetivo é imunizar pessoas entre 18 e 59 anos que não se enquadram nos grupos prioritários. Segundo ele, o plano de imunização é atender de forma gradual, começando pelos mais velhos até chegar aos mais novos. Todavia, essa expectativa depende de outra expectativa, a da chegada de novas doses de vacinas.
Puzzi reforça que o sistema de vacinação montado em Maringá está pronto para começar a distribuir mais doses; porém, depende de um quantitativo considerável de vacinas do Governo Estadual e Federal. Em Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Curitiba, a vacinação da população geral começou ontem por conta da queda na demanda de vacinas para pessoas com comorbidades. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) anunciou semana passada que o Paraná começaria esse tipo de vacinação nos próximos dias.
Até quarta-feira, 117.421 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas no município, ou seja, 27,29% da população total. Maringá começou a vacinar trabalhadores da assistência social na manhã de ontem. Passaram a receber a primeira dose, trabalhadores a partir de 29 anos que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e unidades de acolhimento.
Além disso, seguem sendo imunizados os profissionais da força de segurança e salvamento, conforme nome inserido na lista da Secretaria de Segurança Pública; trabalhadores da saúde: 29 a 59 anos; médicos veterinários: 53 a 59 anos; profissionais de educação física: 53 a 59 anos; e trabalhadores da educação da rede básica: 44 a 59 anos. Assim como gestantes e puérperas com comorbidades: 18 a 59 anos; idosos de 60 anos ou mais; pessoas com Síndrome de Down: 18 a 59 anos; pessoas com doença renal crônica em diálise: 18 a 59 anos; pessoas com deficiência permanente grave: 18 a 59 anos; e com comorbidades: de 18 a 59 anos (lista descrita no site da Prefeitura).
Victor Cardoso
Foto – Reprodução