Desde abril deste ano a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal iniciou um levantamento para identificar o tamanho da fila de espera para castrações de cães e gatos no município. Na primeira etapa, a fase administrativa do ‘Mutirão’, havia cerca de 5 mil pedidos represados. Esse número diminuiu e agora são 3,2 mil solicitações do tipo. Neste mês, o objetivo é realizar a parte prática com um arrastão de cirurgias
O diretor de Bem-Estar Animal, Ivan Zakaluk, informou que o município está em negociação com sete clínicas que têm convênio com a Prefeitura. O pedido foi de um esforço para resolver o problema na Cidade. Segundo ele, os estabelecimentos têm condições de realizar cerca de 50 castrações diárias juntos.
“Após realizarmos este trabalho, oportunizamos que todas as clínicas entrassem em contato com as pessoas cadastradas para ver se ainda tinham interesse. Muitos pedidos foram cancelados e cirurgias já foram agendadas. Houve uma análise de todos os cadastros e o contato com as pessoas que fizeram as solicitações mais antigas”, explicou Zakaluk.
O objetivo da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal é normalizar a fila de pedidos até o mês de agosto. Serviço é apenas para animais sem raça definida; as novas castrações só serão agendadas após a conclusão do mutirão. Mais informações pelo número (44) 3901-1885.
Victor Cardoso
Foto – Reproduçãp