A Prefeitura começou ontem a vacinar a população geral, com menos de 60 anos, contra a Covid-19. Nesta terça-feira, as doses serão aplicadas em pessoas entre 58 e 59 anos. Objetivo é que a vacinação prossiga ao longo da semana diminuindo um ano por dia, chegando aos 55 anos na sexta-feira, dia 11. Todavia, o Prefeito Ulisses Maia e o secretário da Saúde, Marcelo Puzzi, juntamente com equipes da Gerência de Vacinação, alertam que o plano é passível de mudanças de acordo com a quantidade de imunizantes.
As doses para população em geral serão distribuídas, das nove às 17 horas, nas UBSs Pinheiros, Policlínica Zona Sul, Mandacaru, Zona 7, Iguaçu, Tuiuti, Floriano e Iguatemi. Nesses mesmos locais seguem a vacinação para pessoas com deficiência permanente sem BPC (18 a 59 anos) e grávidas e puérperas com comorbidades (18 a 59). Além disso, médicos veterinários e profissionais da educação física (49 a 59 anos); trabalhadores da Assistência Social (54 a 59); e trabalhadores da Educação Básica (43 a 59) são imunizados no Restaurante Universitário da UEM das nove às 16 horas. Por fim, os trabalhadores da Saúde ((27 a 59) e os trabalhadores aeroviários inseridos na lista da categoria (45 a 59), recebem a primeira dose na Secretaria de Saúde, das oito às 17 horas.
Importante ressaltar que, a vacina em trabalhadores da saúde será para pessoas de 26 a 59 anos (amanhã e quinta-feira) e 25 a 59 anos na sexta-feira. A idade dos médicos-veterinários e profissionais de Educação Física baixa para 48 a 59 anos amanhã, na quinta para 47 a 59 e na sexta-feira a partir de 46. Os trabalhadores da educação básica, na quarta e quinta-feira, serão imunizados a partir dos 42 anos, na sexta um ano a menos já recebe a primeira dose.
Trabalhadores da Assistência Social: CRAS, CREAS, Casas/Unidades de acolhimento da Secretária de Assistência Social serão vacinados com as seguintes idades a partir de amanhã: 53 a 59 (quarta-feira), 52 a 59 (quinta-feira) e 51 a 59 (sexta-feira). De acordo com a secretaria de Saúde, a vacinação em pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidade, pessoas com Síndrome de Down, pessoas com doença renal crônica em diálise e pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC, será realizada apenas uma vez por mês sempre na última sexta-feira. Em junho, será no dia 25.
SEGUNDA DOSE
A vacinação da segunda dose, para todos os públicos entre 18 e 59 anos, acontece até a sexta-feira das nove às 17 horas, nas UBSs Pinheiros, Zona 7, UBS Mandacaru, UBS Tuiuti, Iguaçu, Policlínica Zona Sul, Iguatemi e Floriano. Nesses locais o imunizante é AstraZeneca. Já, das nove às 16 horas, acontece a vacinação nas UBSs Morangueira e Vila Operária com doses da Coronavac.
No site da Prefeitura de Maringá, além da lista com os pontos de vacinação, é possível encontrar quais documentos são obrigatórios para cada grupo na hora da vacina. Também tem o formulário para pessoas com deficiência permanente, grávidas e puérperas com comorbidades. A Secretaria de Saúde retirou da estratégia de vacinação pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com comorbidades. Esses grupos terão um dia para repescagem de vacinação. A data será divulgada nos próximos dias.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução