O líder do prefeito na Câmara, vereador Alex Chaves, apresentou um requerimento cobrando mais dados do município sobre a vacinação contra a covid-19. Segundo ele, são necessárias mais informações para a população por meio do Portal da Transparência. O endereço eletrônico também deve divulgar, entre outros pontos, se há sobra de doses de imunizantes. Na avaliação do Tribunal de contas do Paraná (TCE-PR), apenas Foz do Iguaçu e Guarapuava tem 100% de clareza de dados; Maringá atingiu 70%.
“Gostaria de documentos para ver se há algum tipo de irregularidade e, se houver, poder trabalhar para deixar o mais transparente possível para toda comunidade saber como está sendo disposta a logística e a distribuição de todas as vacinas de Maringá. A dúvida é sobre os públicos que estão sendo atendidos, por quais vacinas estão sendo atendidos. Também gostaria de saber quantas vacinas estão chegando. A gente tem também uma curiosidade muito grande a respeito, por exemplo, tem algumas cidades grandes, aquelas chamadas xepas, que dado determinado horário, vê que não consegue vacinar toda a comunidade, abre-se para todos os públicos para não se perder vacina. Então nós também queremos saber isso. Essas vacinas que estão sendo aplicadas, estão sendo suficiente? A gente não está perdendo vacina?”, informou o vereador durante entrevista para rádio CBN Maringá.
Ele disse que o Tribunal de contas faz o questionamento e pede transparência a respeito de como esses dados estão sendo colocados à disposição da comunidade. É uma tentativa corrigir possíveis irregularidades e vacinar com maior qualidade todos os públicos. A Prefeitura aindan ão comentou sobre o projeto do Legislativo.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução