Início Destaques do Dia Comércio fechado no final de semana e decreto prorrogado em Maringá

Comércio fechado no final de semana e decreto prorrogado em Maringá

O Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) foi informado pela Prefeitura que os estabelecimentos comerciais do município não poderão abrir no próximo sábado, Dia dos Namorados. Houve uma reunião sobre o assunto entre representantes do sindicato que representa os profissionais da área e da administração municipal. A decisão de proibir o funcionamento das lojas sábado e domingo foi tomada por conta da situação dos hospitais lotados e a necessidade de poupar insumos como oxigênio.

“Os hospitais estão lotados, sem vagas, e está faltando até oxigênio. A Prefeitura teve que socorrer um hospital com oxigênio. Diante desse quadro não vamos autorizar a abertura. A Apras (Associação Paranaense de Supermercados) havia conseguido uma liminar para a abertura, porém, diante do quadro caótico o juiz revogou a liminar concedida aos supermercados. Infelizmente é essa a notícia”, escreveu a Assessoria da Prefeitura em mensagem encaminhada aos empresários.

Além disso, a Prefeitura editou o decreto que está em vigor prorrogando as medidas restritivas. O documento, que tinha validade até amanhã às 23h59, vale até domingo. Dessa forma, o Toque de Recolher continua entre 20 e cinco horas diariamente; considerando a necessidade de diminuir a circulação das pessoas e evitar aglomeração, o comércio em geral, shoppings e prestadores de serviço não poderão funcionar no sábado e domingo.

Bares, restaurantes, lanchonetes, food trucks, sorveterias, pizzarias, petiscarias, lojas de açaí, carrinhos de lanches e similares poderão funcionar apenas por delivery até as 23 horas no final de semana; enquanto supermercados, mercados, mercearias, quitandas, açougues, padarias e peixarias estão autorizados até 20 horas no sábado e deverão permanecer fechados no domingo, com atendimento somente por delivery.

No domingo, os únicos serviços que poderão funcionar presencialmente são os emergenciais, farmácias, distribuidoras de gás e postos de combustíveis, exceto lojas de conveniência. Em comunicado explicando a decisão, a Prefeitura escreveu que “os números relativos à Covid-19 no País continuam negativos e em alta. A ocupação dos leitos dedicados exclusivamente ao tratamento da doença em Maringá é superior a 100%. A taxa de transmissibilidade do vírus está acima de 50%, enquanto o adequado seria apenas 5% e o aceitável em 20%. O índice de contaminação é 2,5 vezes maior do que o apresentado no início de abril.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: