Início Destaques do Dia Saúde começa vacinação em massa de trabalhadores da Educação

Saúde começa vacinação em massa de trabalhadores da Educação

A Secretaria de Saúde de Maringá continua vacinando, neste sábado, os trabalhadores da educação básica de 18 a 59 anos. A vacinação está acontecendo no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) das oito às 14 horas. O início da imunização dos profissionais foi anunciado pelo Prefeito Ulisses Maia na manhã de ontem, logo após a determinação do juiz Frederico Mendes Júnior, da 1ª Vara de Fazenda Pública, para que fosse cumprida a lei municipal 11.245/2021.

Na decisão, o juiz estabeleceu prazo de 72 horas para que a Prefeitura começasse a vacinação dos trabalhadores junto com o grupo prioritário de 60 a 69 anos; além de exigir explicações sobre o descumprimento. O Ministério Público, por meio da 17ª Promotoria de Justiça, argumentou que a lei estava sendo desrespeitada porque o público até 69 anos já havia sido vacinado praticamente, ao mesmo tempo que a faixa etária dos professores ainda era 43 anos.

Na ocasião, a Prefeitura informou que a vacinação dependia da quantidade de doses e destinação prevista pelo Ministério da Saúde. Por sua vez, o MP destacou que, pelas informações do Prefeito nas redes sociais, havia doses suficientes para vacinar o público em questão. O atraso da imunização dos professores, segundo o promotor Adriano Zampieri Calvo, gera impacto na educação infantil e atrasa a retomada das aulas presenciais.

“Ontem antecipamos várias categorias para vacinação e terminaremos semana que vem com 45 anos,. Agora a notícia boa é que vamos terminar a vacinação de todos os profissionais da Educação Básica. Então, se você é profissional da educação básica e ainda não vacinou, nós estaremos vacinando todos vocês. Com isso, Maringá pode ser a primeira cidade de grande porte do Paraná a concluir a vacinação desta categoria”, declarou o Prefeito.

O vereador Mário Verri, integrante da Frente Parlamentar da Educação, reforçou que “foi feita a lei, aprovada na Câmara, depois disso que o Governo Estadual também liberou e começou a vacinação. Agora, a Justiça entrou para que seja cumprida a lei e a Prefeitura liberando a vacina para a Educação”.

PRIORITÁRIOS

Neste sábado, a Saúde também vacina com a 1ª dose as pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC, pessoas com comorbidade, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com doença renal crônica em diálise de 18 a 59 anos. A vacinação para este grupo é realizada na UBS Vila Operária, das oito às 14 horas.

Para receber a dose é necessário apresentar carteira de vacinação e documento pessoal com foto. Pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC, pessoas com Síndrome de Down e pessoas com doença renal crônica em diálise precisam portar declaração padrão da Secretaria de Saúde. A Secretaria de Saúde anunciou que a estratégia de repescagem vai acontecer no próximo sábado, dia 19.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: