A primeira edição do Festival de Ilustração de Maringá (Fima) começa nesta segunda-feira e segue até dia 26. A programação que estará disponível ao público em geral é composta por palestras, demonstração de processo criativo e exposições online e presencial. Para as demais atividades (workshops e análise de portfólio) as inscrições já estão encerradas. Devido a pandemia, o evento terá quase toda a programação no formato online por meio do canal do Fima no Youtube.
“A ideia era ser um evento presencial, com intercâmbio de artistas e trocas de experiências, mas tivemos que reformular o projeto. O lado bom disso é que tivemos um alcance ainda maior, recebendo inscrições de todo o País para as ações”, explicou Marcelo Goto, um dos organizadores.
Mesmo com algumas atividades esgotadas, ainda há muitas ações abertas ao público em geral. A partir de segunda-feira o site www.fima.com.br vai abrigar a exposição virtual com obras de artistas de Maringá e região. No mesmo dia também começa a única ação presencial do evento, a exposição “Rap em quadrinhos”, dos artistas Wagner Loud e Load, que pode ser visitada no Centro de Ação Cultural (CAC). Eles prestam homenagem a alguns dos grandes MCs do Rap Nacional, como Emicida, Negra Li, entre outros.
Por compreenderem que há vários pontos de conexão entre o que é apresentado
por um MC em suas músicas e as discussões que são propostas nos quadrinhos, resolveram selecionar 20 artistas, colocando-os como super-heróis em capas emblemáticas do universo dos quadrinhos. Serão 12 dessas obras expostas em Maringá.
PRÓXIMA SEMANA
Na próxima sexta-feira, dia 25, a artista Bianca Nazari compartilha o processo
criativo mostrando o passo a passo da criação de uma ilustração, cujos temas
foram escolhidos a partir de votação nas redes sociais. Já no dia 26, encerrando o evento, serão transmitidas as gravações de quatro palestras abordando os temas “Direção de Arte: Ilustração para Editorial”, com May Tanferri; “Curta-Metragem de Animação”, com Raquel Fukuda; “Ilustração infantil”, com Tiago Elcerdo; e “Ilustração e Design”, com Wagner Loud, feitas especialmente para o Fima.
Todos os palestrantes possuem extensos currículo na área e trazem dicas importantes sobre o mercado de trabalho. Os vídeos contam com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e ficarão disponíveis para serem assistidos depois. O Fima é um projeto de Marcelo Goto e Kleverson Mariano, contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, da Secretaria Municipal de Cultura de Maringá.
“O objetivo é promover uma imersão no mundo da ilustração, para que os participantes tenham a oportunidade de aprender e trocar conhecimentos com profissionais do setor. Conseguimos alinhar nomes de peso da área da ilustração que trabalham no mercado e que irão passar conteúdos de qualidade para os que acompanharem as atividades e já temos listas com muitos outros nomes de artistas que queremos trazer para os próximos eventos”, comentou Mariano.
Redação JP
Foto – DIV