Início Maringá Vacina contra o HPV continua disponível em 31 UBSs de Maringá

Vacina contra o HPV continua disponível em 31 UBSs de Maringá

Meninas com idade entre nove e 14 anos e 11 meses, e meninos de 11 a 14 anos completos tem direito de receber a dose da vacina contra o vírus Papilomavírus Humano (HPV). A Secretaria de Saúde informa que as vacinas estão disponíveis de forma permanente nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Alguns postos atendem somente pela manhã, outros a tarde e ainda durante o dia todo; para saber os horários basta acessar o site da Prefeitura de Maringá.

Para receber a dose, é necessário ter prescrição médica e ter em mãos a carteirinha de vacinação, além de documento pessoal. Se a pessoa tiver diagnóstico da doença também poderá se vacinar, uma vez que a aplicação protege contra quatro vírus HPV (6,11,16 e 18), abrangendo os dois principais tipos responsáveis por câncer de colo de útero e aqueles responsáveis pelas verrugas genitais. Ao todo são três doses necessárias: a segunda é aplicada dois meses após a primeira e a terceira tem um tempo de espera de quatro meses depois da anterior.

VÍRUS

O Papilomavirus Humano, conhecido como HPV, é um vírus comum que se instala na pele e mucosas de homens e mulheres. Existem cerca de 150 tipos de HPV, mas quatro tipos são mais frequentes e causam a grande maioria das doenças relacionadas à infecção, que podem causar desde verrugas até cânceres. A transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada, principalmente pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital.

Médicos reforçam que, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal, inclusive pode haver transmissão durante o parto. Como muitas pessoas infectadas pelo HPV não apresentam sinais ou sintomas, elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. Entre as medidas de prevenção estão o uso de preservativo nas relações sexuais e a aplicação da vacina contra o HPV, distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: