Diversas ações vão passar a acontecer em Maringá com o objetivo de conscientizar e incentivar o descarte correto de resíduos. As atividades farão parte do programa “Cidade Limpa, Dever de Todos” da Secretaria de Limpeza Urbana. O lançamento da iniciativa será amanhã, às 10 horas, no Paço Municipal; a abertura será feita pelo prefeito Ulisses Maia. A Central de Atendimento para Descarte de Volumosos é uma das novidades, onde a população vai agendar a coleta, além de ser orientada, por meio do WhatsApp.
Objetivo do município é intensificar a fiscalização no descarte de volumosos, com participação da Limpeza Urbana, Secretaria do Meio Ambiente, Guarda Municipal e Polícia Ambiental. Nesse serviço serão utilizadas câmeras de trânsito, conforme explicou o Secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas.
“As pessoas poderão indicar até dois itens por residência/mês que serão coletados pelo município. Serão aceitos móveis em geral e estofados. O contribuinte terá que informar nome completo, endereço e enviar duas fotos nítidas dos resíduos a serem coletados”, informou Ribas.
O programa ainda prevê campanha de conscientização da população em ruas, eventos e escolas, com distribuição de saquinhos de lixo para carros e envolvimento de instituições da sociedade organizada. A pasta salienta que qualquer ação vai ser planejada para respeitar as regras de distanciamento social e cuidados preventivos à covid-19.
Atualmente, a Secretaria de Limpeza Urbana conta com 23 caminhões da coleta convencional, oito caminhões para serviços de limpeza, seis caminhões da coleta seletiva; duas retroescavadeiras e uma pá carregadeira; além de 10 caminhões da coleta seletiva terceirizada. Os novos veículos que vão compor a frota são tratores Giro Zero, que realizam o serviço de roçada equivalente a 20 servidores, diminuem o tempo gasto e aumentam a quantidade de áreas trabalhadas e caminhões doados pela Polícia Civil.
Nesta quarta, durante o lançamento do Programa “Cidade Limpa, Dever de Todos”, um caminhão estará com a carga do lixo recolhido durante descartes irregulares no dia anterior. A intenção é mostrar o alto volume de resíduo que essa coleta produz.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução