O pré-natal odontológico é um acompanhamento que a gestante faz com o dentista para evitar que problemas de saúde bucal já instalados se agravem. Durante a gestação, o corpo da mulher sofre com alterações hormonais, o que deixa a boca mais suscetível ao aparecimento de doenças, como infecções nas gengivas e cáries. Pensando na importância desse atendimento, a Secretaria de Saúde oferece esse tipo de acompanhamento profissional. Somente este ano, o serviço chegou a 1,8 mil gestantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
O serviço tem como objetivos conscientizar as grávidas sobre a importância de ir ao dentista durante a gestação, o autocuidado e os cuidados adequados da saúde bucal do filho. Muitas vezes as gestantes acreditam que a ida até o dentista durante a gravidez pode prejudicar o desenvolvimento do feto, quando isso não é verdade. O ideal é que a supervisão aconteça ao longo dos nove meses, com visitas a cada 90 dias ou quando surgir alguma demanda de urgência.
“O pré-natal odontológico, assim como o acompanhamento clássico com o obstetra, é importante porque a saúde bucal da gestante influencia diretamente o ambiente e a saúde do bebê. A doença periodontal é mais comum durante a gravidez. Alguns estudos apontam uma correlação entre doenças bucais e um parto prematuro. Isso ocorre porque, com a inflamação na região da gengiva, são liberadas na circulação substâncias que induzem o trabalho de parto”, informou a supervisora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Paula Botelho.
Em Maringá, o acompanhamento do pré-natal odontológico pode ser encontrado em todas as UBSs, com exceção das UBSs Quebec e Maringá Velho. O atendimento é realizado diariamente em período integral por dentistas e auxiliares. Basta levar o cartão SUS. A orientação é que a primeira consulta seja entre o primeiro e o segundo mês de gestação; a segunda entre quarto e quinto mês; e a última com data mais próxima do parto. Uma odontopediatra também participa do atendimento e está disponível para seguir cuidando da criança.
“Além do pré-natal, existem outros conselhos básicos que ajudam as gestantes a conservar uma ótima saúde bucal, como escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, optando sempre por cremes dentais com flúor, que realmente protegem os dentes e não se esquecer do fio dental; manter uma alimentação balanceada, que ajuda a evitar a proliferação de bactérias na boca; e prestar atenção à hidratação diária, já que a água estimula a produção da saliva, que resguarda a cavidade bucal”, salientou Maria Paula.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução