Início Maringá Prefeito recebe projeto do Eixo Monumental de Maringá

Prefeito recebe projeto do Eixo Monumental de Maringá

A primeira parte do projeto de revitalização do Eixo Monumental de Maringá está em fase final. O escritório de arquitetura Natureza Urbana, de São Paulo, que ganhou o concurso nacional, vai apresentar o projeto para a licitação; porém, adiantou a apresentação para o prefeito de Maringá. De acordo com Ulisses Maia, o projeto é pensado para trazer mais segurança e opções de lazer e convivência para a população. As obras de todo o eixo serão desde a Praça da Catedral até a Vila Olímpica.

“Com calçadão, quadras esportivas, pistas de skate, praças, ciclovia, bancos, espaço pet, entre outros, nós vamos proporcionar bem-estar para todas as pessoas. O projeto é dividido em sete etapas. A primeira parte a ser apresentada formalmente contempla três partes. A revitalização é audaciosa e transformará a área central com novo visual”, disse Maia.

A Prefeitura considera o Eixo Monumental um projeto inovador com investimento aproximado de R$ 50 milhões. Será um trecho de dois quilômetros com diversos espaços e atrações, além de acessos a importantes pontos como Terminal Intermodal, Vila Olímpica, prefeitura, catedral, entre outros. Projeto iniciou em 2018 com concurso público nacional com licitação para uma empresa elaborar o projeto.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam) e Secretaria de Planejamento (Seplan) fizeram uma série de apresentações sobre o Eixo Monumental para diferentes segmentos.

BRASIL
A revitalização da Avenida Brasil também vai fazer parte das mudanças mais importantes no centro de Maringá. Para realização das obras haverá um concurso em breve. Serão 2,8 quilômetros do Largo General Osório, no Maringá Velho, até a praça Rocha Pombo. O Termo de Referência (TR) tem as diretrizes para o trabalho e a empresa vencedora do concurso deverá seguir essas exigências.

Objetivo é trazer mobilidade, valorização do comércio, paisagismo, aspecto turístico, valorizar o patrimônio histórico, entre outros critérios. Deverá também contemplar trechos com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e estacionamentos em alguns pontos. O projeto destaca a sustentabilidade, mobilidade e lazer.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

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