Início Esportes Hamilton vence o GP da Inglaterra

Hamilton vence o GP da Inglaterra

Lewis Hamilton venceu um dramático GP da Inglaterra, passando Charles Leclerc a três voltas do final após bater com Max Verstappen na primeira volta.

Hamilton recebeu uma punição de 10 segundos por colidir com Verstappen na Copse na volta inaugural, tirando o líder do campeonato da prova e provocando uma bandeira vermelha.

Apesar de penalização, Hamilton conseguiu se recuperar, vindo da quarta posição para alcançar Leclerc e ultrapassar a Ferrari na Copse a três voltas do final.

Leclerc garantiu o segundo lugar para a Ferrari, com Valtteri Bottas completando o pódio em terceiro.

Na largada, Hamilton pressionou Verstappen e os dois contornaram a Abbey lado a lado. O holandês se defendeu, mas Hamilton continuou atacando seu rival na Brooklands e Luffield.

O britânico pegou o vácuo de Verstappen na Woodcote e colocou por dentro quando os dois entraram na Copse a 280 km/h. A roda dianteira esquerda de Hamilton atingiu a traseira direita de Verstappen, causando uma rodada da Red Bull.

Verstappen bateu forte nas barreiras e o safety car entrou imediatamente. Apesar do impacto de 51 G, ele saiu do carro e entrou sem ajuda na ambulância antes de ser checado no centro médico e ser levado para o hospital para exames mais detalhados.

A bandeira vermelha foi mostrada para retirar o carro de Verstappen e reparar as barreiras. O acidente permitiu que Leclerc assumisse a ponta antes da entrada do safety car, significando que o piloto da Ferrari lideraria o pelotão na relargada parada.

O monegasco manteve a primeira posição, à frente de Hamilton e Lando Norris – que passou Bottas e subiu para terceiro. Sebastian Vettel rodou na saída da Luffield, mas evitou as barreiras e seguiu na prova.

Hamilton perseguia Leclerc, mas ele foi informado sobre a punição de 10 segundos dos comissários por causar a colisão com Verstappen na primeira volta.

Leclerc conseguiu manter uma vantagem confortável até começar a reclamar que seu motor estava cortando na volta 15. Hamilton imediatamente aumentou o ritmo e pressionou o líder, mas não se aproximou o suficiente para desafiá-lo.

Hamilton eventualmente parou na volta 27, cumprindo seus 10 segundos de punição e retornando em quarto, atrás de Bottas e Norris. Ele passou rapidamente a McLaren e subiu para terceiro atrás de seu companheiro de equipe.

Bottas recebeu uma ordem direta para não lutar com Hamilton e logo depois foi instruído a abrir passagem na Stowe.

Hamilton começou a tirar a diferença de 10 segundos para Leclerc, e a pouco menos de quatro voltas do final, ele entrou na zona do DRS para delírio do público de Silverstone.

Hamilton pegou o vácuo da Ferrari na Woodcote e mergulhou por dentro de Leclerc. A Ferrari contornou a curva na frente, mas o monegasco deu uma escapada na saída e permitiu que o britânico tomasse a ponta.

O piloto da Mercedes seguiu tranquilo rumo à bandeira quadriculada e reduziu a vantagem de Verstappen no campeonato para apenas oito pontos.

Atrás de Leclerc e Bottas, Norris e Daniel Ricciardo chegaram em quarto e quinto. Carlos Sainz, companheiro de Leclerc na Ferrari, terminou em sexto.

Fernando Alonso (Alpine), Lance Stroll (Aston Martin), Esteban Ocon (Alpine) e Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) fecharam os 10 primeiros e a zona de pontuação.

Sergio Perez foi o 16º e fez a volta mais rápida, tirando um ponto adicional da Mercedes depois de uma parada extra para colocar pneus macios.

Foto – Reuters

COMPARTILHE: