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INSS orienta sobre golpes para roubar dados de beneficiários

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o período de revisões de aposentadorias, corrigindo erros na concessão do benefício. Durante esse processo golpistas se aproveitam para tentar roubar dados pessoais dos beneficiários; por isso, a instituição orienta sobre ligações ou mensagens de textos contendo links e solicitações que chegam em nome do INSS, mas que são golpes.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às seguintes dicas: manter sempre atualizado os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135; caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato; o INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos; e o número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. Tudo isso sem mandar links, tampouco pedindo documentos via mensagem.

Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135. A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço ou entregar algum documento: aplicativo/site ‘Meu INSS’ ou agência da Previdência Social (com agendamento). Quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações, o procedimento é de segurança para confirmar identidade de quem fez o acesso.

A superintendente Regional Sul do INSS, Khátia Maria Moreira Braga, alerta que, se sofrer algum golpe, a pessoa precisa registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar aos órgãos envolvidos, por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício.

Veja quais são os tipos de revisões do INSS

Revisão administrativa: Nesse tipo de revião, o INSS está notificando os beneficiários apenas por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas. Se a pessoa não for localizada, a notificação ocorre por publicação no Diário Oficial da União. Quem for convocado a apresentar documentos para regularizar o benefício deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou 135).

Revisão de auxílio por incapacidade temporária: Essa revisão, o antigo auxílio-doença, vai começar em agosto. As convocações poderão chegar por carta, notificação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União. Em todos os casos o beneficiário deverá agendar a perícia médica revisional por um dos canais oficiais de atendimento remoto: Meu INSS ou telefone 135.

Revisão dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC): O INSS realiza avaliação administrativa dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC) desde 2019. Neste trabalho, o órgão analisa se a pessoa que recebe o BPC possui outras fontes de renda oficiais que a tornem inelegível ao benefício. Quando um caso de renda incompatível com o BPC é identificado, inicia-se um processo de averiguação junto ao segurado, que terá prazo para defesa. Se após a análise o benefício for cessado, o segurado ainda terá direito a recurso. As convocações chegam por carta ou publicação no Diário Oficial da União.

Redação
Foto – Reprodução

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