Início Maringá Prefeitura cria serviço de acolhimento psicológico à população LGBTQIA+

Prefeitura cria serviço de acolhimento psicológico à população LGBTQIA+

A Gerência de Diversidade, vinculada à Secretaria de Juventude e Cidadania, abre nesta segunda-feira, dia 20, as inscrições para acolhimento psicológico gratuito à população LGBTQIA+. O atendimento é voltado para pessoas que estejam em vulnerabilidade social (desempregadas ou sem condições financeiras, com idade acima dos 18 anos. Objetivo é cuidar da saúde mental da comunidade que mais sofre violência no Brasil e não possui amparo público suficiente.

“Será um espaço acolhedor, respeitando a privacidade e confidencialidade, para conversas, escutas, vivências e realidades. A proposta do acolhimento psicológico é uma das políticas públicas desenvolvidas pela Diretoria após a realização do mapeamento LGBTQIA+ em março. O link para as inscrições estará disponível no site da Prefeitura e demais redes sociais do Poder Público”, explicou o diretor de Diversidade, Saulo Gaspar.

A seleção dos participantes acontece no dia 30 deste mês, com o fim das inscrições. Os encontros vão acontecer de forma individual, presencial, inicialmente às sextas-feiras, das 14 às 17 horas. Serão 50 minutos de duração cada atendimento. Para o prefeito Ulisses Maia, a implementação de políticas públicas para essa população é um passo histórico e que vai diferenciar Maringá. Segundo ele, “é preciso reverter a situação, respeitar os direitos humanos e entender que não é apenas uma sigla, são histórias, são vidas”. O mapeamento LGBTQIA+, feito há quase três meses, apontou as necessidades e os principais problemas sociais e de gênero que ocorrem.

Depois disso, também ficou definida a criação do Conselho LGBTQIA+, que vai alinhar cada passo a ser tomado para dignidade dessa população. Saulo Gaspar ressalta que, além da violência, travestis e transexuais e homens trans sofrem diversos problemas, que vão desde a educação até o mercado de trabalho.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: