Início Maringá Ecoponto itinerante vai recolher óleo de cozinha usado em bairros

Ecoponto itinerante vai recolher óleo de cozinha usado em bairros

O Instituto Cidade Canção doou para a Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal um ecoponto que será utilizado de forma itinerante nos bairros de Maringá. Objetivo é que os moradores façam o descarte correto de óleo de cozinha usado. O material será encaminhado para reciclagem e pode ser transformado em biodiesel, sabão, detergente, óleo para motosserra, óleo para asfalto, fertilizantes, entre outros produtos. O trabalho deve começar em breve, sempre com datas previamentes anunciadas.

A intenção é proteger o meio ambiente, promover ação de conscientização nos bairros e ainda auxiliar moradores com as práticas aconselhadas envolvendo descarte. O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Marco Antônio de Azevedo, explica que para separar o resíduo é muito simples. Basta colocar o líquido já frio em uma garrafa pet.

“Descartar óleo de cozinha usado de maneira errada pode entupir o encanamento da pia e ainda prejudicar o meio ambiente. Um litro de óleo é capaz, por exemplo, de contaminar um milhão de litros de água. Além do ecoponto itinerante, é possível levar o resíduo em um dos pontos de descarte nas escolas e centros de educação infantil da rede municipal de educação ou nos Supermercados Cidade Canção de Maringá”, informou Azevedo ressaltando que a iniciativa faz parte do projeto Maringá Cidade Limpa

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o consumo de óleos vegetais no Brasil é em torno de 3 bilhões de litros por ano, e a estimativa é que, de cada quatro litros consumidos, um seja descartado de forma incorreta, o que representa mais de 700 milhões de litros ao ano lançados no meio ambiente sem o devido cuidado e controle. As redes coletoras de esgoto são feitas para conduzir apenas dejetos líquidos e o óleo quando se mistura com a água se solidifica, obstruindo a tubulação.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: