No próximo domingo, a Igreja Católica celebra São Cristóvão, protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e todos os transportadores. A tradição da benção dos veículos será mantida por não colocar nenhuma pessoa em risco e manter o que é recomendado pelos órgãos sanitários como medidas de prevenção do novo coronavírus. A benção será em frente à Catedral de Maringá das oito às 17 horas.
Para esse dia, motoristas, motociclistas, ciclistas, são convidados a levarem seus meios de transporte para serem abençoados pelo sacerdote. A Arquidiocese de Maringá estima que mais de 12 mil veículos passem pelo local. Conta a história que Cristóvão significa “aquele que carrega Cristo” e, de acordo com o catolicismom São Cristóvão queria servir o rei mais poderoso da Terra e decidiu venerar o Diabo. No entanto, durante uma viagem, conheceu um ermitão que mostrou ser Jesus Cristo o “Rei dos Reis”. Dessa forma Cristóvão abandonou a vida de luxos e maldades para seguir a “Palavra de Cristo”.
Diz a lenda que o santo trabalhou durante muito tempo transportando pessoas nas costas para que pudessem atravessar um rio. Certa vez colocou um menino nas costas e a cada passo que dava o seu peso ia aumentando; esse garoto era Jesus. Assim, passou a ser conhecido como o protetor e padroeiro dos viajantes e motoristas.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução