Um novo ônibus foi adaptado para funcionar como uma unidade móvel do Hemocentro Regional de Maringá, serviço de hemoterapia do Hospital Universitário de Maringá (HU). A estrutura vai realizar coleta de sangue e fazer o cadastro de doadores de medula óssea. O veículo conta com quatro poltronas, modernos recursos, equipamentos e mobiliário construído a partir de critérios funcionais de ergonomia, garantindo operação inteligente e funcional. Espaço tem capacidade de realizar até 3 mil doações por mês; importante ressaltar que há adaptações para portadores de necessidades especiais.
Além do cumprimento das normas legais, no ônibus foi instalado um “Sistema de Combate Ativo de Microorganismos no ar e nas Superfícies” que elimina 99,99% das bactérias e o Covid-19. A previsão é que comece a circular nos próximos meses assim que todos os processos e sistemas forem validados pela equipe técnica-operacional. As coletas serão realizadas dentro da área de abrangência dos municípios que pertencem a 15ª Regional de Saúde.
“Há anos o Hemocentro vem pleiteando uma unidade, com novo chassi, carroceria e equipamentos modernos propiciando à equipe e aos doadores de sangue maior conforto e segurança. Com toda a estrutura que a unidade dispõe será possível realizar um serviço de qualidade como a população merece e fazer o deslocamento da equipe para alguns municípios mais distantes promovendo a doação de sangue a comunidades que não teriam acesso a esses serviços”, disse a diretora do Hemocentro, Márcia Regina Momesso.
O serviço itinerante é realizado com uma unidade desde 2001. Já fez 1.061 coletas externas e coletou milhares de bolsas de sangue. Agora, com a nova estrutura, o objetivo é auxiliar na manutenção dos estoques, uma vez que as coletas descentralizam o atendimento e facilita a efetivação da doação daqueles que não podem ir até a central no Hospital Universitário. O novo ônibus foi equipado com o auxílio do Rotary Club de Maringá.
“A diretoria do Hemocentro desenvolveu um projeto para captar recursos financeiros, e o repasse foi aprovado por meio de um termo de convênio assinado pelo deputado Ricardo Barros, que na época ocupava a posição de Ministro da Saúde. O veículo dá a oportunidade para aqueles que querem ser doadores. Também será uma grande ferramenta para assegurar a manutenção dos estoques de sangue. A unidade era uma antiga reivindicação da área da hemoterapia e, com certeza, ajudará a salvar muitas vidas. A nova unidade móvel de coleta do Hemocentro de Maringá é única no Paraná e provavelmente no Brasil, em termos de adequações, inovações e estrutura”, destacou Marcia.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução