Início Maringá Colégios estaduais retomam aulas presenciais em Maringá

Colégios estaduais retomam aulas presenciais em Maringá

Na rede estadual o segundo semestre letivo de 2021 começou na manhã de ontem, depois de mais de um ano sem aulas presenciais. Em Maringá, a retomada aconteceu em todas as 32 escolas, todavia muitos alunos não compareceram. A recomendação da Secretaria Estadual de Educação é que, nesse primeiro momento, sejam atendidos somente os alunos que estavam realizando atividades impressas, que estão sem internet ou não conseguiram acompanhar o conteúdo apresentado de forma online.

O Núcleo Regional de Educação informou que apenas as escolas de Iguaraçu, Colorado e Itambé não retornaram a aula no sistema híbrido. Nos municípios que retornaram, houve dificuldade para acessar o sistema do Aula Paraná, isso por conta da instabilidade da internet. Algumas turmas tiveram atraso de mais de 15 minutos para começarem a aula. Quanto a higiene das escolas, houve cobrança de mais agentes realizando o serviço.

“A vacinação é fator importante para o avanço da reabertura, garantindo mais proteção à comunidade escolar, juntamente com o cumprimento do protocolo de biossegurança, que limitou contaminações e suspendeu atividades quando necessário, fechando turmas e escolas. Essa foi a determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia quatro de maio, quando foi instituída essa regra de proteção: retorno gradual com o avanço da vacinação. É importante reabrir. A escola precisa do aluno e o aluno precisa da escola para um futuro melhor. Que a gente consiga ter uma escola aberta, uma escola segura e que volte a ser frequentada pelos alunos. Esse semestre foi desafiador como todo o ano passado. Mas conseguimos alcançar a vacinação em massa”, afirmou o secretário estadual de Educação e do Esporte, Renato Feder.

Em Maringá, os professores ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A conclusão do processo de imunização deve acontecer até o final do mês de agosto.

PASSE
Assim que as aulas presenciais nas redes de ensino estadual e municipal foram suspensas, os cartões do Passe do Estudante foram desativados. Agora, com o retorno na rede estadual e a previsão de retomada das aulas na rede municipal no próximo dia 28, os alunos precisam fazer a liberação para conseguirem utilizar o passe nos ônibus. É um recadastramento do cartão para usar o benefício; todo processo é feito pelo site sisweb.maringa.pr.gov.br/PasseEstudante.

“Quem já tem o cartão, a recarga dos créditos deve ser feita após cinco dias da atualização diretamente na catraca dos ônibus. Quem está fazendo o cartão pela primeira vez, precisa solicitar pelo site e fazer a retirada na instituição de ensino após 20 dias úteis. Quem precisa da segunda via, um novo cartão, deverá ir até a loja da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), no Terminal Urbano”, disse a gerente de Concessões da Secretaria de Mobilidade Urbana, Zilda Maria Valério.

Atualmente são 26 mil alunos do ensino fundamental, médio e superior que utilizam o Passe do Estudante. São alunos que moram em Maringá e nos distritos de Floriano e Iguatemi. Eles podem usar o benefício, com dois créditos diários, nos horários entre cinco e 14 horas, entre 11 e 20 horas ou das 17 até meia-noite. Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) pelo número (44) 3221-8512.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: