A Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), fundada no dia 23 de julho de 1963, acabou de completar 58 anos de existência atendendo vítimas de paralisia infantil e outras deficiências ortopédicas. A equipe de multiprofissionais trabalha visando a reinserção bio-psico-social do paciente, restaurando os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente, até tornar possível a reintegração do paciente à sociedade, com o máximo de funcionalidade e autonomia quanto for possível.
São quase seis décadas atendendo diversas patologias, como Acidente Vascular Cerebral (AVC), amputações traumáticas e não-traumáticas (membros inferiores e/ou superiores), síndromes genéticas; Distrofia Muscular; Mielomeningocele, Mal de Alzheimer, má-formação congênita, entre outras. A equipe é formada por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicólogos e médicos.
Em 1995, com o aumento da demanda no setor de ortopedia, a ANPR passou a atender a comunidade em geral por meio de convênio firmado com o SUS. Desta forma, além de prestar atendimento integrado de reabilitação, também iniciou o trabalho com órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Serviço destinado para a população de Maringá e dos 29 municípios que integram a 15ª Regional de Saúde do Paraná.
Entre os procedimentos liberados em maior escala estão: andadores; mais de 10 modelos de cadeira de rodas adulto/infantil; modelos de cadeira para banho; calçados e palmilhas ortopédicas; muletas e bengalas diversas; coletes ortopédicos e colares cervicais; órteses em polipropileno e brim (membros superiores e inferiores); e próteses (membros superiores e inferiores).
Foi no ano de 1971 que foi introduzido o ensino regular de 1ª à 4ª série, sendo regularizado pelo Decreto nº3181/73, observando os preceitos da legislação Estadual de Ensino e tendo como mantenedora a ANPR. Neste período a escola passou à ofertar programa de Educação Básica como: Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª à 4ª série, Programa Pedagógico Específico, Educação Profissional através da Oficina Protegida Terapêutica e Apoio à Escolaridade. Em 1982, surgiu a necessidade do atendimento educacional juntamente com a reabilitação.
No ano de 2002, foi criado o Centro Integrado Regional de Reabilitação e Oficina Ortopédica Dr. Toledo, o qual oferece atendimentos de habilitação e reabilitação às pessoas com deficiência física e neuromotora na 15º Regional de Saúde. Já a partir de 2010 foi aprovado o Parecer CEE/CEB nº 108/10, o qual alterou a denominação das Escola de Educação Especial para Escola de Educação Básica, na Modalidade de Educação Especial.
Redação
Foto – Reprodução