Início Maringá Com previsão de frio extremo, Vila Olímpica será transformada em alojamento para...

Com previsão de frio extremo, Vila Olímpica será transformada em alojamento para moradores de rua

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que esta semana uma terceira massa de origem polar chega ao País pelas regiões Sul e deve durar até, pelo menos, dia primeiro de agosto. As alterações bruscas, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), devem começar a partir de hoje e provocar chuva a partir de amanhã. Com o objetivo de proteger as pessoas em situação de rua, a Prefeitura de Maringá vai criar um alojamento no ginásio de esportes da Vila Olímpica.

A reunião que definiu esta ação contou com a participação do prefeito Ulisses Maia, representantes da Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil, Provopar e Guarda Municipal. Entre as medidas, também foi discutida a distribuição de cobertores e outros mantimentos para essa parcela da população. Serão feitas abordagens mais incisivas porque muitos moradores de rua recusam abrigo.

“Objetivo e não deixar ninguém nas ruas. Vamos oferecer alojamento com cama, banheiro, roupas de frio, cobertores e alimentos. As famílias também poderão procurar os Cras para pegarem cobertores e roupas de frio. Também vamos apoiar o grupo de ciganos que está na Cidade, além de imigrantes; a estrutura da Prefeitura, em parceria com entidades, está preparada para passar por esse momento difícil com dignidade. E isso vai se repetir todas as vezes que houver a possibilidade de frio mais intenso ou extremo no município. Importante ressaltar que a Secretaria de Meio Ambiente também vai agir abrigando os animais que seguem as pessoas em situação de rua”, disse Maia.

Ivan Quartaroli, secretário de Segurança Pública, reforçou que haverá distribuição de almoço, jantar e café no alojamento. A estrutura de acolhimento da força-tarefa seguirá todos os protocolos de segurança para evitar o contágio de covid-19. Antes de ser alojado, a pessoa acolhida passará por testes que detectam o vírus. No local, uma estrutura móvel de saúde ficará à disposição para qualquer emergência ou urgência. Quanto aos animais acolhidos, o número de plantão para informar onde estão localizados é o (44) 99139-7151.

A população pode participar da campanha de doação de agasalhos, cobertores e acolchoados que será intensificada nos próximos dias. As doações podem ser realizadas no Provopar, que fica no Paço Municipal; na Defesa Civil, Avenida Cerro Azul, 2.990; e na Guarda Municipal. Quem está em dúvida sobre o local onde doar uma blusa, um cobertor ou outro donativo, pode fazer a doação diretamente para os agentes da Guarda Municipal que fazem a ronda nas ruas.

PREVISÃO
A onda de frio rigoroso tem características semelhantes a de julho de 2013, quando Maringá bateu recorde histórico de temperatura, com -0,5ºC. Em Maringá, o tempo deve seguir firme nesta terça, mas amanhã o tempo muda e o céu deve ficar parcialmente nublado com pancadas de chuva e temperaturas entre 8ºC a 15ºC.

“A Região Sul deverá apresentar declínio acentuado das temperaturas máximas. As mínimas previstas são de – 6ºC e – 8°C em uma ampla área da Região Sul na manhã do dia 30. Há também indicativo de temperaturas menores do que – 8°C nas áreas de maior altitude do Sul. O ar frio deverá avançar pelo oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo, atingindo, nos dias 29 e 30, o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste. Muito provavelmente, teremos um outro episódio de frio intenso”, informou o Inmet.

Por nota, o Instituto complementou que “caso essas previsões, persistam, muito possivelmente, haverá formação de ampla geada (de intensidade forte) em praticamente toda a Região Sul, sul do Mato Grosso do Sul e sudeste de São Paulo. No entanto, para as demais áreas do Centro-Oeste e Sudeste (principalmente Serra da Mantiqueira, divisa entre São Paulo e Minas Gerais), ainda haverá condições de nebulosidade persistente e/ou chuva fraca que inibiriam a formação de geada.”

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: