A Secretaria de Assistência Social informou que os agentes da força-tarefa, criada para que ninguém passe frio em Maringá, acolheu 194 pessoas em situação de rua no primeiro dia de atuação. Do total, 42 pessoas foram acolhidas no alojamento da Vila Olímpica de Maringá, local transformado para acomodar, servir alimentação e entregar vestuário adequado, kit higiene e banho. As temperaturas, na quarta-feira, caíram muito chegando na casa dos 5ºC.
O restante dos acolhidos foram encaminhados para o Albergue Santa Luiza de Marillac, 42 pessoas; 25 para Instituição Coração Eucarístico; 10 pessoas para o Abrigo Municipal Portal da Inclusão; e seis indígenas para a Casa do Índio. O serviço feito pelas equipes de abordagens distribuiu 37 cobertores a pessoas que optaram por permanecer nas ruas.
As temperaturas vão seguir caindo em Maringá. Previsão de mínima em -1ºC na madrugada desta quinta-feira, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Por conta disso, a operação continua ao longo dessa semana com a intenção de levar mais dignidade para toda a população e também aos animais de rua que receberam abrigo na Vila Olímpica.
O prefeito Ulisses Maia agradeceu a mobilização e solidariedade dos moradores. Segundo ele, a força-tarefa foi amplamente divulgada nas redes sociais dos maringaenses, que fizeram questão de ajudar não apenas replicando as informações, mas também levando doações de agasalhos, ração e mantas até o alojamento da Vila Olímpica. Quem puder colaborar com a campanha pode entregar doações no Provopar (que fica no Paço Municipal), na Defesa Civil (Av. Cerro Azul, 2.990) e para agentes da Guarda Municipal.
Victor Cardoso
Foto – PMM