Depois de duas empresas serem desclassificadas por falta de documentação no edital de maio, a Prefeitura publicou nova licitação para contratar empresa que vai executar as obras no entorno do Hospital da Criança. O novo edital prevê valor de até R$ 9,1 milhões, 8,77% maior que a primeira licitação que era de R$ 8,4 milhões, e agora o prazo de conclusão é de até 210 dias, antes eram 120.
A empresa a ser contratada deve ser especializada na área de Engenharia/Urbanismo para. Será responsável pela drenagem de águas pluviais, rede elétrica e iluminação, muro de arrimo, pavimentação asfáltica, cercamento, plantio de grama e construção de calçadas com acessibilidade nas áreas externas do Hospital Infantil Centro de Ensino e Pesquisa de Doenças Raras da Criança. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 31 de agosto e, se não houver nenhum problema de documentação, tampouco na execução do serviço, a obra ficará pronta antes de março, aniversário de quatro anos da assinatura de ordem de serviço do Hospital.
A conclusão do Hospital da Criança, que era planejado como algo ágil com as estruturas pré-moldadas, já completou dois anos de atraso. A obra é de responsabilidade conjunta entre Prefeitura de Maringá, Governo do Paraná, Governo Federal e Organização Mundial da Família (OMF). A OMF informou que a obra principal está concluída com hospital quase todo equipado, faltando apenas as obras do entorno. Por sua vez, a Prefeitura cobra finalização para realizar o trabalho que compete ao município. O Poder Público aguarda o relatório de necessidades do hospital para fazer os trâmites necessários.
Enquanto isso, não há expectativa para início dos atendimentos no local; primeiro prazo seria em maio de 2019, quando completaria 14 meses de trabalho.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução