Início Maringá OAB Maringá realiza campanhas contra fome e frio

OAB Maringá realiza campanhas contra fome e frio

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Maringá está coletando alimentos, agasalhos e produtos de higiene pessoal na sede da OAB que fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 970. Essa é apenas uma das campanhas em desenvolvimento; ao mesmo tempo, vem acontecendo outra importante iniciativa que recolhe roupas para pessoas que buscam emprego; essa ação é organizada pela Comissão de Direito do Trabalho.

O objetivo, segundo a presidente da OAB Maringá, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, é contribuir para amenizar a fome e o frio de famílias carentes e grupos em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia. Ela explica que, as coletas são feitas com o apoio dos advogados e da comunidade.

“Iniciamos nossas campanhas no ano passado, mas com o passar do tempo e o prolongamento da pandemia, tornamos permanentes essas ações de arrecadação. No início, eram campanhas mais pontuais, mas que hoje se transformaram em um movimento de solidariedade, de socorro às famílias, que sofreram e continuam sofrendo diretamente. Já arrecadamos toneladas de alimentos e 351 litros de leite. Assim como milhares de peças de roupas e produtos de higiene pessoal. Sabemos que, quanto mais tempo durar essa pandemia, mais famílias precisarão de auxílio”, explicou Ana Cláudia.

A campanha, que começou no início de março, entregou produtos de higiene pessoal em prol de mulheres encarceradas. Os donativos estão sendo encaminhados a várias entidades de Maringá, Sarandi e Paiçandu, que fazem a distribuição às famílias cadastradas. As campanhas também contam com a mobilização da Diretoria, Conselho e comissões da Mulher Advogada, de Ação Social, de Direito do Trabalho, entre outras. Empresas também doaram e muitas transformaram os estabelecimentos em pontos de coleta dos donativos.

Ana Claudia ainda lembra de duas ações importantes que seguem em andamento. Uma é chamada “pobreza menstrual”, com o objetivo de atender meninas e mulheres que não tem acesso a itens de cuidados menstruais entregando absorventes íntimos. Muitas crianças deixam de ir à escola quando estão menstruadas porque não têm absorvente; outras tantas improvisam para se proteger com objetos que podem provocar doenças e ampliar o tabu que gira em torno do assunto.

A outra campanha está focada em atender mães que terão bebês e não possuem enxoval. Roupas dos tamanhos RN e P podem ser doadas na sede da OAB Maringá, além de outros itens de enxoval.

Victor Cardoso
Foto – OAB

COMPARTILHE: