O ano letivo na Universidade Estadual de Maringá (UEM) começa na próxima segunda-feira ainda em ensino remoto emergencial. Para isso acontecer da forma mais satisfatória, com alunos tendo acesso de qualidade aos conteúdos, a Pró-Reitoria de Ensino (PEN) da instituição está com inscrições abertas, em caráter permanente, para que estudantes façam empréstimos de notebooks, tablets, smartphones e/ou dispositivos de transmissão de dados de Internet. Isso vale para calouros e veteranos de graduações e pós-graduações presenciais; além dos professores.
Segundo o edital, por meio do Projeto Institucional de Inclusão Digital, prioritariamente serão atendidos alunos de graduação presencial ou de pós-graduação stricto sensu presencial que se enquadrem como estudantes de baixa renda na Política Institucional de Apoio e Permanência dos Estudantes da UEM ou que se declarem em situação de vulnerabilidade econômica; quanto aos professores, o empréstimo é para aqueles que vão ofertar disciplinas em ensino remoto.
A diretoria da UEM ressalta que, embora o edital de inscrições seja permanente, a quantidade de equipamentos e de dispositivos de dados é limitada. Ou seja, a inscrição não garante a concessão dos aparelhos. Para retirada, o candidato selecionado precisa apresentar os formulários, as declarações originais assinadas e cópia da documentação exigida em edital. Quem for aprovado em curso por meio de cotas sociais em 2019 e 2020 ou no acesso ao auxílio-alimentação em 2019 não precisa apresentar a documentação sobre renda.
No dia 13 de agosto sairá o próximo edital com homologação das inscrições e convocação para retiradas de equipamentos e/ou dispositivos; publicação será no site pen.uem.br e fixado em murais da Biblioteca Central na UEM em Maringá, da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA) e dos câmpus regionais.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução