Início Maringá Feira do Clube do Vinil de Maringá será neste sábado

Feira do Clube do Vinil de Maringá será neste sábado

Pelo menos quatro cidades brasileiras vão retomar as feiras de discos até setembro e Maringá é uma delas. No município, a 52ª edição do Clube do Vinil será amanhã, das 10 às 18 horas, no Mercadão de Maringá. A realização do evento só será possível por conta da flexibilização dos últimos decretos municipais em prevenção a Covid-19. Os participantes deverão obedecer a todos os protocolos como uso de máscara e distanciamento; no local haverá álcool gel em todas as mesas, ambiente ventilado e sem provocar aglomeração. A entrada é gratuita.

Na feira haverá os mais diferentes tipos de discos de vinil, ritmos como rock, pop, MPB, reggae, eletrônico, jazz, entre outros. Também vai acontecer um bazar cultural com brechó, decoração, artesanato, acessórios, entre outros. A intenção é também criar alternativas para o presente do Dia dos Pais, celebrado no domingo.

Os organizadores do evento ressaltam que Maringá está bem servida no colecionismo de vinil, sem contar que sites especializados indicam um aumento de 30% nas vendas dos itens no Brasil; números que cresceram durante a pandemia do novo coronavírus.

Atualmente existem duas fábricas de vinil no País e que lançam discos de artistas e bandas: a Polysom, no Rio de Janeiro, e a Vinil Brasil, em São Paulo. Segundo a Associação Americana da Indústria de Gravação, pela primeira vez em 35 anos as vendas ultrapassaram a de CDs nos Estados Unidos, por exemplo. Prova de que o mercado está aquecido e não é moda passageira, é que em Maringá também acontecem diversos eventos com discotecagem com vinil. O CVM também participa de feiras nacionais em Curitiba, São Paulo e Santa Catarina.

As outras cidades brasileiras que terão feiras entre agosto e setembro são: Curitiba, no dia 14 de agosto e quatro de setembro; e São Paulo também dia 14 de agosto. Joinville (SC) fez uma feira no final do mês passado.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: