Início Maringá Moradores de rua recebem atendimento básico no ‘Consultório na Rua’

Moradores de rua recebem atendimento básico no ‘Consultório na Rua’

A van do ‘Consultório na Rua’, da Secretaria Municipal de Saúde, estacionou em frente ao alojamento criado na Vila Olímpica e realizou atendimentos na manhã de ontem. Um morador de rua, em específico, apresentou sintomas de Covid-19 e recebeu os primeiros procedimentos no local, depois de ser isolado foi encaminhado a uma unidade de saúde. Paulo Henrique Mai, médico responsável, disse que todos os exames serão realizados no rapaz.

“O Consultório na Rua percorre a Cidade e fazemos o cuidado das pessoas em situação de rua, seja no Abrigo Municipal, Albergue, Ruas e Praças. O serviço é de atenção primária a nível de atenção básica, como acompanhamento de vacinas, pacientes com tuberculose, HIV, questão de transtornos por uso de substâncias, dores de modo geral, e, agora, também questões relacionadas a Covid-19″, explicou Mai.

Nesta nova etapa do serviço também está acontecendo uma ação preventiva em odontologia, orientando sobre escovação e higienização. Essas pessoas, geralmente, têm lesões bucais e o primeiro passo é o auto cuidado, descobrir o que está normal e o que está doente.        Serão distribuídos kits de higiene bucal para que façam a escovação. O trabalho é supervisionado por Débora Esperidião, da Secretaria de Saúde.

“Lembrando que a população pode procurar uma UBS perto do abrigo, por exemplo, para serem acolhidos nesse sentido. Nas unidades vão ser assistidos por profissionais e também receberão os itens necessários de higienização. Reforço que a saúde bucal precisa estar em dia para que não se torne porta de entrada para outras doenças”, explicou Esperidião.

O alojamento da Vila Olímpica foi montado para abrigar os moradores de rua na terceira onda de frio que atingiu o município. Até o momento, 491 pessoas foram atendidas no espaço. No abrigo as pessoas em situação de vulnerabilidade social recebem refeições, vestuário, kit higiene e oferta de banho. Havia expectativa do acolhimento acontecer até a última terça-feira; porém, ainda não tem prazo para o alojamento ser desativado.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: