A Uniasselvi, Centro Universitário Leonardo da Vinci, instituição de ensino superior privada credenciada pelo Ministério da Educação em Indaial (SC), está em negociação para adquirir o Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). A transação seria em torno de R$ 3 bilhões. A informação está na edição do jornal Valor Econômico.e foi antecipada por Beth Koike.
Com 1.786 unidades no Brasil, a Uniasselvi oferece cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distância, nas áreas de ciências humanas, exatas, biológicas, tecnologia e saúde. Foi vendida pela Kroton para viabilizar a fusão com Anhaguera e agora está prestes a fechar o negócio com a UniCesumar, que tem no ensino a distância o maior potencial. A receita em 2020 chegou a R$ 1 bilhão. A compra envolve pagamento em dinheiro e outra parte em ações.
O valor em discussão representa um múltiplo de 12 vezes o Ebitda da UniCesumar. O contrato de exclusividade é válido por 30 dias. Desde o ano passado a instituição maringaense, construída em parte sobre imóvel público, vem sendo assediada por possíveis compradores, como a Cruzeiro do Sul (CSED3). Atualmente são 334 mil alunos no ensino a distância e 20 mil no presencial.
Ângelo Rigon
Foto – Reprodução