As peças de azulejos restauradas do Painel do Café começaram a ser colocadas na última sexta-feira. O prefeito Ulisses Maia acompanhou o trabalho de instalação da obra histórica, datada de 1950, no teatro Calil Haddad. O painel foi totalmente restaurado pela Forlight, empresa de São Carlos, interior de São Paulo, após ficar anos em uma sala de loja comercial, inclusive com furos por perfuração de parafusos.
A obra representa uma cena de colheita de café medindo 2,40 metros de altura por 7,95 metros de largura. A área total é de 19,08 metros quadrados, do artista Waldemar Moral, do Atelier Artístico Moral (São Paulo). Essa obra foi encomendada pelo ex-prefeito e empresário de Maringá, Américo Dias Ferraz, e instalada originalmente no Bar Columbia; estabelecimento que se tornou ícone na Cidade e ficava na Avenida Getúlio Vargas.
“Assim Ulisses Maia assumiu o governo em 2017 foi dado início no processo de contratação de uma empresa que fizesse a restauração do painel para que devolvêssemos a relíquia à população de Maringá. A instalação do Painel do Café deve ser finalizada na próxima segunda-feira e será mais uma atração no Teatro Calil Haddad”, disse o Secretário de Cultura, Victor Simião.
A arquiteta Fabiana Purchio e o Engenheiro Thiago Queiroz foram os responsáveis pela retirada das 848 peças que compõem o Painel do Café. Eles explicam que realizaram uma análise detalhada do material e ficou constado problemas como azulejos quebrados sem perda de matéria; lacuna parcial com perda menor que 40%; e lacuna também com 40% de perda. No total havia 133 peças quebradas.
“Após a colagem das peças quebradas, a empresa iniciou a fase de tratamento das mesmas, inclusive com a reconstituição do substrato de cerâmica do azulejo. Outra fase foi a recomposição da camada pictórica. Como o artista utilizou praticamente cores puras, raramente secundárias e terciárias, não houve grande dificuldade em se chegar às cores originais”, explicou a arquiteta Fabiana Purchio.
A parte do painel onde está a identificação da autoria ‘Atelier Artístico Moral / R. Dionísio da Costa’ os restauradores optaram por não reproduzir a letra do artista, de forma a não descaracterizar a assinatura. A parte ficou em branco simbolizando a grande importância de Waldemar Moral.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução