Início Destaques do Dia Sesa explica distribuição de vacinas para cidades do Estado

Sesa explica distribuição de vacinas para cidades do Estado

29/07/2021 - Distribuição de vacinas para Regionais Foto Gilson Abreu/AEN

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) antecipou a explicação sobre doses de vacinas contra a Covid-19 no Paraná. A informação foi cobrada por meio de intimação judicial, após a Prefeitura de Maringá cobrar a destinação de 50% das vacinas encaminhadas para a 15ª Regional de Saúde. O esquema de distribuição dos imunizantes no Paraná foi explicado pelo prefeito de ângulo e presidente da A Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Rogério Bernardo.

Ele contou que a Sesa distribui as vacinas de modo que os municípios atinjam o percentual de 80% da população imunizada juntos. O balanço da secretaria explica que, desde as últimas quatro remessas que vieram de vacina, a quantidade teve objetivo de tentar equalizar todos os municípios em questão de percentual, e, não, em questão de faixa etária. Contou ainda que as cidades que pertencem a Amusep estão quase todas entre 77 e 79% da população vacinada. Isso pode variar quanto a faixa etária, mas pouca coisa.

Uma das indagações da Prefeitura de Maringá era quanto a distribuição de imunizantes levando em conta o número de habitantes de cada cidade, além do quanto isso pode impactar no processo de imunização. A explicação foi que o Ministério da Saúde distribui as vacinas com base no Censo Populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que está desfasado. Quando todos os municípios atingirem 80%, a base da entrega de doses será pelos não-vacinados.

Participaram dessa reunião 23 prefeitos e representantes das 30 cidades da Amusep. O grupo criou uma comissão para acompanhar o andamento do Plano de Imunização Estadual.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: