
Essa foi a única alteração no decreto 1566 editado pela Prefeitura de Maringá na manhã de ontem. O Comércio fica autorizado a abrir das oito às 18 horas no dia 21 de agosto, um sábado. Para essa medida, foi considerada a redução de 12,76% da média móvel de positividade no município e a diminuição de 56,25% da média móvel óbitos em Maringá nos últimos 14 dias. As demais determinações continuam valendo e devem ser cumpridas até o próximo dia 23.O Toque de Recolher segue o mesmo período, da meia-noite às cinco horas diariamente. Os restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, carrinhos de lanche, food trucks, lojas das praças de alimentação dos shoppings, padarias, sorveterias, lojas de açaí e similares funcionam de segunda a domingo até às 23 horas com permanência de clientes até às 23h30 para encerramento de contas. Os estabelecimentos precisam manter distanciamento de mesas, não provocar aglomeração e cobrar o uso de máscara por parte dos funcionários e público, além de distribuir álcool gel.
Seguem autorizados os eventos, reuniões, celebrações e comemorações de 31 a 120 pessoas com prévia autorização da Secretaria de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação, com solicitação pelo e-mail: cadastro_siacom@maringa.pr.gov.br. Nos locais dos eventos a ocupação deve ser de 50% da capacidade; já em clubes, associações e condomínios residenciais poderão ser realizados eventos apenas nos salões sociais.
Os supermercados, mercados, mercearias, quitandas, frutarias, lojas de conveniências e disk-bebidas podem funcionar de segunda a sábado até as 22 horas e aos domingos até as 20 horas.
Victor Cardoso