Oito alunos do Colégio Bom Jesus de Maringá, norte do Paraná, conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os resultados foram divulgados no começo de agosto. O estudante do 9.º ano Arthur Clemes Nascimento, além de ganhar a medalha de prata, ainda conquistou a oportunidade de classificação para a fase internacional da Olimpíada, cujas provas serão em 2022.
Denis Bosso, gestor da unidade, destaca ainda as duas medalhas de ouro conquistadas por crianças que estão no 3.º e 4.º anos do Ensino Fundamental 1 (Alice Borba Maia Gomes dos Santos e Alana Borba Maia Gomes dos Santos). “Parabenizamos todos os oito alunos pelos resultados obtidos. Sobre as crianças: elas são ainda muito jovens, por isso seu desempenho na OBA nos encheu de orgulho! Em relação à classificação do Arthur: ele vai adquirir grande experiência com a etapa internacional e poderá colocar isso no seu currículo futuramente”, afirma o gestor.
Denis lembra ainda que o Bom Jesus estimula a participação em Olimpíadas das mais diversas áreas desde que os estudantes são bem jovens. “Nós temos essa visão de longo prazo, o que consideramos de suma importância”, afirma.
Arthur comemora a vitória. “Fiquei muito contente com o resultado e vou me preparar para a seletiva e, assim, compor a equipe nacional que representará o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia”.
Veja abaixo o nome dos alunos e suas respectivas premiações:
Medalha de ouro
Alice Borba Maia Gomes dos Santos – 3.º ano EF1
Alana Borba Maia Gomes dos Santos – 4.º ano EF1
Medalha de prata
Lara Passafaro Camilo – 1.º ano EF1
Ana Beatriz Navari dos Santos – 3.º ano EF1
Julia de Carvalho Costa – 7.º ano EF2
Arthur Clemes Nascimento – 9.º ano EF2
Medalha de bronze
Anne Sophia Thibes – 4.º ano EF1
Manuella Tayão Dutra Camerini – 4. ano EF1
A OBA
A OBA deste ano está na sua 24.ª edição. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.
A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao MCTI. A competição tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, pais e escolas.
Podem participar alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio. Em 2021, devido à pandemia, a competição foi feita de forma remota, o que representou um desafio a mais para as escolas (algumas no ensino remoto, outras no sistema presencial tradicional e outras com um sistema remoto-presencial). Mais informações no site http://www.oba.org.br/site/.
Redação
Foto – DIV