A Comissão de Análise das Reprovas por Falta e Evasão Escolar do Conselho Municipal de Educação de Maringá divulgou que o número de alunos reprovados na rede municipal de ensino, no ano passado, aumentou 448%. Os números são reflexos do banco de dados das escolas do município. Em 2019, antes da pandemia, foram 41 reprovações nos colégios; em 2020, 225 estudantes repetiram de ano. As causas no aumento podem ser diversas, isso reforça a importância da força-tarefa que foi criada pela Secretaria de Educação.
A coordenadora da comissão, Cibele Campos, representante do magistério no Conselho Municipal de Educação, informou que tudo isso é reflexo da fragilidade que atingiu a todos, a desestruturação de muitas famílias e que muitos pequenos não podem estar na escola e ficam com as condições de ensino que os pais podem oferecer. Segundo ela, são fatores que dificultam o processo e levam a desistência ou repetição de ano. A discussão é importante para encontrar soluções.
Já está sendo realizada uma busca ativa por esses alunos prejudicados. O documento com a relação será entregue ao Ministério Público em breve.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução