A Secretaria de Saúde de Maringá reorganizou o fluxo de atendimento Covid-19 da rede municipal. A partir de amanhã a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul passa a atender pacientes de urgência e emergência clínica não relacionadas ao novo coronavírus. O mesmo tipo de serviço continua sendo prestado também na UPA Zona Norte. A mudança acontece por conta da queda considerável na taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto Covid-19.
De acordo com a Prefeitura, a ocupação baixou para 37,86% com 39 pacientes internados, esse é o menor número registrado em 2021. A taxa, segundo o boletim diário de coronavírus, ficou abaixo de 54,37% nos últimos 15 dias. O secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, ressaltou que “os números são reflexos da campanha de vacinação e das medidas de prevenção da doença adotadas em Maringá.” A vacinação com a primeira dose chegou a 77% da população adulta.
O Hospital Municipal será destinado para internamento de casos de urgência e emergência clínica e pessoas com covid-19 e a UPA Quebec permanece como unidade exclusiva de atendimento para pacientes com sintomas da doença como febre alta, tosse seca, falta de ar e dores de cabeça.
CURSO
Foi lançado ontem o curso de qualificação básica para Agentes de Combates às Endemias em Maringá. A ação é promovida pelo Centro de Capacitação de Recursos Humanos e Escola de Saúde Pública do Paraná. Segundo o vice-prefeito, Edson Scabora, o objetivo é qualificar os agentes para atuarem junto às equipes multiprofissionais que desenvolvem ações de vigilância em saúde. Ele, o secretário de Saúde do município e o diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, participaram do lançamento do curso.
“A capacitação tem 400 horas, entre teoria e prática sendo voltada para os profissionais de nível médio, sem graduação. Agradecemos à Escola de Saúde Pública do Paraná pela iniciativa que vai possibilitar que os agentes de ensino médio trabalhem com a equipe de ensino superior. Dos 34 alunos inscritos no curso, 10 são servidores da saúde”, informou Marcelo Puzzi.
A Gerência de Zoonoses da Prefeitura apoia essa promoção.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução