Início Colunistas Sem plantar, não há o que colher

Sem plantar, não há o que colher

Observar o mundo da vida traz importantes aprendizados. A natureza, por exemplo, nos ensina lições preciosas. Uma delas vem da dinâmica da agricultura. A colheita nunca precede ao plantio. O plantio nunca vem antes do preparo da terra.

O homem do campo conhece muito bem esse processo: sabe que, para ter uma colheita farta, é necessário muito investimento – e não apenas de recursos. É preciso escolher bem a terra, limpá-la das pragas, prepará-la, adubá-la… Escolher boas sementes, usar os equipamentos certos e técnicas adequadas para semear… E tudo isso deve ser feito no tempo certo. Se plantar no inverno aquilo que deveria ser semeado no verão, o fracasso será total. Tempo e dinheiro perdidos.

Todo esse cuidado ainda é pouco. Porque há o tempo de espera pela colheita. E enquanto espera, é necessário cuidar do desenvolvimento das plantas. Mas tem algo bem mais difícil. Apesar de fazer tudo certo, tudo na época certa e com a estratégia certa, não há garantia de colheita farta, porque o agricultor depende de coisas que ele não controla: as condições do tempo. A chuva, a seca, os ventos podem colocar tudo a perder.

Pois é, meu caro leitor… Com a vida da gente não é diferente! O sucesso de uma carreira, um relacionamento feliz, a conquista de um título universitário, a concretização de um projeto de vida nunca acontecerão antes de todo o trabalho de preparação. Há um tempo para plantar. E enquanto se planta, não há o que colher. Depois de plantar, há um tempo de espera.

Vivemos um momento em que tudo parece estar à distância de um clique. Contudo, na dinâmica da vida, as coisas não funcionam no ritmo da internet. Mesmo um projeto pessoal na internet, necessita de tempo para que os resultados apareçam. É preciso esperar. Saber esperar. Enquanto se espera, é preciso administrar a ansiedade, as incertezas, pois nem tudo está sob o nosso controle.

Duas coisas são certas para o agricultor: primeira, sem todo o longo processo de preparação, plantio e espera, não há colheita alguma. A segunda certeza é: embora quem plante possa fracassar, se o agricultor tiver feito tudo certo, na terra certa, com a semente certa, no tempo certo… Se tiver cuidado de sua plantação, investido tempo, dedicação, tem enorme chance de ter uma colheita farta, maravilhosa, conquistar o resultado tão desejado.

É assim em todas as áreas da vida. Podemos não ter garantias de sucesso. Mas só há uma chance de conquistá-lo: dedicando-se ao sonho, investindo nele… Enquanto se planta, não haverá nada para colher, mas a expectativa futura é de experimentar a alegria de ser recompensado pelo esforço empenhado.


Ronaldo Nezo
Jornalista e Professor
Especialista em Psicopedagogia
Mestre em Letras | Doutor em Educação
Visite meu blog: 
http://ronaldonezo.com
Siga-me no twitter: 

http://twitter.com/ronaldonezo

COMPARTILHE: