Por proposição do vereador Mário Hossokawa, e com aprovação unânime dos edís, o professor Wilson de Matos Silva vai ser homenageado no próximo dia 26 com a Comenda Dom Jaime Luiz Coelho que é a maior honraria do Município de Maringá, e que foi criada através de projeto de iniciativa dos ex-vereadores Ulisses Maia e Carlos Mariucci. Vale destacar que até hoje, somente o saudoso Monsenhor Geraldo Schneider recebeu essa honraria.
JUSTIFICATIVA
Para Mário Hossokawa a proposta de homenagear Wilson de Matos Silva é o reconhecimento a uma das personalidades mais importantes de Maringá, e também um agradecimento pelo muito que ele tem feito pela cidade não só na área do ensino.
O presidente da Camara de Maringá disse que com a aprovação da homenagem por unanimidade, : “ A cidade está reconhecendo a atuação ilibada do professor Wilson na área da educação, inclusive sendo fundador e reitor da Unicesumar, um dos maiores conglomerados na área de ensino em todo o País, o fato de ter ocupado duas vezes a cadeira de Senador da República, as homenagens que ele já recebeu como Empresário do Ano, Cidadão Benemérito de Maringá, Cidadão Benemérito do Paraná, são algumas das dezenas de virtudes que justificam a entrega da Comenda Dom Jaime Luiz Coelho para o professor Wilson Matos”.
O HOMENAGEADO
Paranaense de Jaguapitã onde nasceu no dia 9 de setembro de 1947, o professor Wilson de Matos Silva é Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina; e Especialista em Cálculo Avançado pela Universidade Estadual de Londrina. Foi professor em Colégios Estaduais em Santa Catarina e no Paraná, fundou o Centro Superior de Ariquemes, que se tornou Faculdade Integrada de Ariquemes, em Rondônia e a Faculdade de Apucarana. No campo empresarial foi Gerente-Proprietário da Sedmar Transportes Ltda.; da empresa M B Informática e da Construtora Matos Carvalho Ltda.
Na área política, Wilson de Matos Silva foi presidente partidário e foi senador no período de 3 de abril de 2007 até 24 de julho de 2007 e também no período de 8 de dezembro de 2014 até 8 de dezembro de 2014.
Redação
Foto – Reprodução