Esta semana houve a abertura dos envelopes da licitação para contratar uma empresa que vai reformar a Praça Napoleão Moreira, no centro de Maringá. Duas empresas foram habilitadas para a prestação de serviço: a Franco Construção Erelli EPP e a Proec Engenharia Civil Eireli-EPP. Agora, as empresas têm até cinco dias úteis para possíveis interposições de recursos. Ao todo cinco estabelecimentos da área foram concorrentes no certame.
No Portal da Transparência conta que o valor máximo que deve ser pago pela Prefeitura na obra é de R$ 4.371,299,00. A empresa de engenharia e ou arquitetura que for contratada ficará responsável pela adequação de acessibilidade, pavimentação, drenagem e iluminação da praça. Além disso, a praça deve ganhar um chafariz e um túnel de água. Segundo a arquiteta e urbanista e secretária interina de Urbanismo e Habitação, Bruna Barbosa Barroca, as características originais da praça serão mantidas na reforma. Primeiro houve uma conversa com a
Secretaria de Cultura que tem a intenção de manter um desenho inicial à época da
Maringá pioneira.
“A gente teve essa prerrogativa de ter um apelo de patrimônio histórico, de
preservação da praça. Algumas formas da praça têm que se manter e vamos trabalhar bastante na questão da paginação de piso com um concreto drenante trazendo formas que remetem o formato central; numa dinâmica de iluminação e paisagismo. A Praça ainda vai contar com uma nova Academia da Terceira Idade (ATI) e um playground para as crianças. Objetivo é manter a feira de artesanato, porém modernizando a estrutura para mais conforto dos artesãos expositores. As
tradicionais mesas de jogos, que recebem inúmeros idosos durante as tardes, serão reformuladas e mantidas no projeto moderno”, explicou Bruna.
A próxima etapa da licitação é a abertura dos envelopes com as propostas de cada empresa. A Praça Napoleão Moreira Silva é uma das mais antigas de Maringá onde, durante muito tempo, ficou instalada a segunda estação rodoviária da Cidade; por isso era conhecida como Praça da Rodoviária ou dos Carroceiros.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução