As equipes da Secretaria de Limpeza Urbana de Maringá já recolheram 103 toneladas de volumosos em 50 dias de funcionamento da Central Maringá Limpa por meio dos programas “Cidade Limpa, Dever de Todos” e “Maringá Recicla”. São materiais que, provavelmente, seriam descartados incorretamente em ruas e avenidas do município. Objetivo, além da parte prática, é conscientizar o cidadão da importância do descarte correto do lixo para tornar a Cidade mais sustentável.
“Os resultados positivos mostram como o desmembramento da Secretaria de Limpeza Urbana, que era ligada à Secretaria de Infraestrutura, tem gerado eficiência e contribuído para a conscientização ambiental da população. Neste mês, a Secretaria de Limpeza Urbana iniciou a entrega de sacos verdes para incentivar a separação de resíduos e fortalecer as cooperativas de reciclagem. Serão entregues em média 100 mil sacos de lixo por mês”, reforçou o prefeito de Maringá, Ulisses Maia.
Para solicitar o recolhimento de materiais basta entrar em contato por meio do WhatsApp (44) 99103-2432 e fazer a solicitação. É realizado um agendamento, com dia e horário, para o recolhimento. Os itens que precisam ser descartados são encaminhados para os lugares certos; aqueles que ainda estão em bom uso, são entregues ao Provopar para doação à famílias em situação de vulnerabilidade social.
Os mapas interativos, onde constam os locais de descarte correto do lixo, também estão gerando resultado positivo. Já foram mais de 4 mil acessos. Para aumentar o acesso à informação, a Secretaria de Limpeza distribui 20 outdoors com QR Codes que direcionam o usuário para esses mapas.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução