O presidente dos EUA, Joe Biden, deu declarações fortes após os ataques suicidas que mataram pelo menos 12 soldados norte-americanos e feriram outros 15, além de matar pelo menos 60 afegãos e ferir cerca de 140, em uma das entradas do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão.
“Foi um dia duro em Cabul, como vocês sabem. Terroristas atacaram o aeroporto, como estávamos preocupados. Estamos revoltados e entristecidos com o que ocorreu”, afirmou o presidente, que explicou que pensou em mandar mais tropas para cobrir a retirada do Afeganistão, mas foi dissuadido pelos líderes militares. “Assumo responsabilidade por tudo o que aconteceu”.
O ataque teve autoria assumida pelo braço afegão do Estado Islâmico, baseado na região do Khorazan, o chamado Isis-K. Ao longo os últimos dias, houve vários avisos de que poderia acontecer um ataque no aeroporto de Cabul.
“Não vamos perdoar, não vamos esquecer, vamos caçá-los e vamos encontrá-los. Vocês vão pagar pelo que fizeram”, disse Biden, em recado aos autores dos ataques.
“Não seremos detidos nem intimidados. pelo terrorismo. Dei ordem para retaliar contra as lideranças do Isis-K. Eles não vão vencer, vamos resgatar os norte-americanos e retirar os nossos aliados afegãos”, prometeu Biden.
O presidente dos EUA também defendeu sua iniciativa de retirar as tropas do Afeganistão. “A alternativa seria mandar ainda mais tropas para o país e continuar em uma guerra sem fim”, explicou.
Foto – CNN