O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) divulgou a previsão de uma frente fria que vai causar queda na temperatura, com máxima de 28ºC, a partir desta sexta-feira. Há ainda previsão de chuva durante todo o fim de semana. Tudo isso acontece depois de Maringá registrar umidade relativa do ar igual à do deserto do Saara, na África. No último sábado, por exemplo, o valor ficou em 14%, de acordo com dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No deserto, a umidade varia de 14% a 20%.

De uma forma simples, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) explica que a umidade relativa do ar é o quanto de água na forma de vapor há na atmosfera em relação ao total máximo que poderia existir na temperatura observada. Os níveis de umidade são mais baixos principalmente no fim do inverno, início da primavera e durante a tarde, entre 12 e 16 horas, segundo o centro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 60% e 80%; quando a taxa cai para 30% é situação de alerta e aparecimento de problemas de saúde.

Para se manter saudável a recomendação é que as pessoas se mantenham hidratadas, usem protetor solar, umidifiquem os ambientes com vaporizadores, recipientes com água ou toalhas molhadas, além de evitar a prática de exercícios físicos no período da tarde. Este ano, Maringá também bateu recorde de temperatura mais alta em um mês de agosto, chegando a 35,7ºC no dia 18.

O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, disse que a tendência é que tenham chuvas nos próximos dias em Maringá e nas regiões mais próximas às divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul. O mês deve terminar com temperaturas mais condizentes com o inverno.

Redação
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: