O Sindicato dos Bancários promove nesta sexta-feira, no centro de Maringá, um ato em comemoração ao Dia do Bancário, celebrado no sábado dia 28. Os diretores estarão o dia todo em uma barraca na Avenida Getúlio Vargas, esquina a Santos Dumont. Serão algumas faixas com mensagens e haverá som para pronunciamentos dos trabalhadores.
O presidente do Sindicato, Claudecir de Souza, explica que neste ano os bancários merecem mais homenagens por canta da dedicação, comprometimento e coragem durante esta pandemia.
“Os bancários e as bancárias foram para a linha de frente, arriscando suas vidas para atender a todos que necessitam dos serviços bancários, cumprindo função essencial para toda a sociedade. Por isso, nosso respeito, carinho e gratidão a todos esses trabalhadores”, destacou ele.
Além da homenagem, a entidade chama a atenção para a importância da data. Uma greve histórica durou 69 dias. Em 1951, mesmo reprimidos pela polícia e boicotados pela grande mídia, os bancários resistiam na luta por reajuste de 40%. A Justiça concedeu, ao final, 31% de aumento após rever os cálculos da inflação. Dessa forma, a grande mobilização de 1951 se tornou um marco na história da categoria e criação de vários sindicatos pelo Brasil.
Victor Cardoso
Foto – Reprodução