Início Maringá Dom Frei Severino entrega Carta Pastoral na OAB Maringá

Dom Frei Severino entrega Carta Pastoral na OAB Maringá

O Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, visitou a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sede em Maringá, a convite da diretoria da entidade, e entregou aos membros e servidores um exemplar da Carta Pastoral “Acolher e Cuidar”. O documento escrito pelo Arcebispo se dirige ao Povo de Deus, padres, diáconos, religiosas e religiosos, diáconos, seminaristas, leigas e leigos e à sociedade como um todo. Nas 159 páginas, apresenta seu pensamento sobre diversos aspectos da vida da Igreja e da sociedade.

Esse é o primeiro documento do tipo desde 1957, quando uma carta foi escrita por Dom Jaime Luiz Coelho. No texto, Dom Severino chama a atenção para o perigo da intolerância religiosa nos dias atuais e a indiferença no campo dos valores éticos. Reforça que o Setor Social na Igreja em Maringá está empenhado em realizar ações práticas nesses sentidos, chamando atenção para que sejam encontrados caminhos sustentáveis de manutenção das entidades sociais, por exemplo. Clasen pede que o trabalho ecumênico seja otimizado.

“Além das questões pastorais no campo da Família e Juventudes, parte do texto é dedicado a destacar a importância do diálogo entre Igreja e sociedade. A Igreja de portas abertas indica uma comunidade que se propõe a ‘construir pontes em vez de muros’, que abre a mente e sensibiliza o coração para o encontro com todas as pessoas, inclusive com o diferente”, descreveu o Arcebispo de Maringá.

Durante a visita, Dom Severino recebeu um exemplar do livro comemorativo aos 60 anos da OAB Maringá e um brinde alusivo ao Mês da Advocacia, comemorado em agosto. Ele foi recebido pela presidente da subseção, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, pelo tesoureiro Éder Frabrilo Rosa e o presidente do Conselho de Ética, Marcelo Tavares. A reunião serviu para os advogados dialogarem com o arcebispo sobre pautas convergentes entre a Igreja Católica e a OAB, como a defesa da vida, a sustentabilidade e o futuro de Maringá.

Victor Cardoso
Foto – Reprodução

COMPARTILHE: